Publicidade

Nintendo anuncia resultados financeiros e mudanças no quadro de presidentes

Por| 26 de Abril de 2018 às 13h03

Link copiado!

Nintendo
Nintendo
Tudo sobre Nintendo

Muitas mudanças nas cadeiras presidenciais da Nintendo foram reveladas nesta quinta-feira (26), em Tóquio. A começar pelo anúncio de que Tatsumi Kimishima, de 68 anos, deixará o cargo após ter assumido como presidente da companhia há quase três anos, quando o Satoru Iwata faleceu. Quem assumirá o comando da Big N a partir de 28 de junho deste ano será Shuntaro Furukawa, membro do conselho da companhia e diretor externo da The Pokémon Company. A notícia foi dada juntamente com o relatório financeiro da empresa.

A mudança na diretoria partiu do próprio Kimishima, que relatou que a Nintendo precisa de alguém mais jovem e que consiga entender as necessidades de seus clientes. Furukawa, de 46 anos, é membro da companhia desde 1994 e assumiu como diretor da The Pokémon Company em 2012. Ele já trabalhou na Europa por dez anos e, além disso, tornou-se gerente geral de planejamento corporativo em meados de 2015; e diretor executivo, supervisor de análise corporativa e administração e diretor da Big N em 2016. Furukawa também teria trabalhado nos planos de vendas e no marketing do Switch.

Esta não é a única mudança pela qual a Nintendo está passando atualmente, já que Satoru Shibata também está deixando seu cargo como presidente da Nintendo of Europe para assumir um papel mais global. Todavia, até o momento, a companhia ainda não nomeou um substituto para Shibata na filial em questão.

Continua após a publicidade

Outras mudanças dentro da diretoria incluem Yoshiaki Koizumi e Takashi Tezuka, que se juntam ao conselho da Big N para substituir gerentes mais antigos, que estão se aposentando. Koizumi foi o arquiteto por trás do Switch, enquanto Tezuka é conhecido por produzir alguns jogos da série Super Mario.

Balanço financeiro

No que diz respeito aos lucros da Nintendo no último ano fiscal, o Nintendo Switch vendeu 17,79 milhões de unidades em todo o mundo. Ao todo, a empresa vendeu cerca de 68,97 milhões jogos de março de 2017 a março de 2018.

Desse total, os jogos que mais venderam foram Super Mario Odyssey, com 10,41 milhões de unidades, e Mario Kart 8 Deluxe, com 9,22 milhões de cópias. Na sequência a empresa reportou que Splatoon 2 vendeu 6,02 milhões de unidades e outros 12 jogos somam mais de 1 milhão de unidades cada.

Continua após a publicidade

O 3DS, por sua vez, vendeu 6,40 milhões de unidades durante o ano fiscal, e Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon tiveram 7,51 milhões de unidades enviadas às lojas. Somando toda a vida útil do portátil da Nintendo, ele já vendeu 72,53 milhões de unidades, e pelo menos 364,89 milhões de seus jogos foram vendidos.

As vendas digitais, de acordo com o relatório da Nintendo, também foram muito boas, com jogos de Switch totalizando 60,8 bilhões de ienes (aumentando o lucro em 87% ano a ano). O SNES Classic Edition também teve a sua parcela, com 5,28 milhões de unidades vendidas. Os amiibos também participaram dos rendimentos, com 10,3 milhões de action figures e 5,8 milhões de cartões vendidos durante o ano fiscal.

Por fim, nos smartphones, os jogos mobile também fizeram algum barulho, com Animal Crossing: Pocket Camp, Super Mario Run e Fire Emblem Heroes atingindo 39,4 bilhões de ienes, um aumento de 62% ano a ano.

Continua após a publicidade

Somando todas as vendas, a Nintendo encerrou o ano fiscal em 31 de março deste ano com aumentos bastante significativos, somando 1,05 trilhão de ienes em receita; e um lucro operacional de 177,5 bilhões de ienes.

A previsão é que o atual console da Big N ainda venda mais 20 milhões de unidades até o próximo ano e 100 milhões de jogos no mesmo período. Considerando que um novo game da série Super Smash Bros. está vindo, as chances de que eles consigam atingir a meta são grandes.

Fonte: GameSpot, Nintendo Life