Magalu lucra R$ 70 milhões no terceiro trimestre e espera empolgar investidores
Por Vinícius Moschen | •
O Magalu apresentou na quinta-feira (7) os resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre deste ano, com destaque para o seu lucro líquido ajustado de R$ 70,2 milhões no período. Além disso, o montante do ano de 2024 alcançou R$ 239 milhões.
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A empresa também registrou aumento de 4% nas vendas totais, que chegaram a R$ 15 bilhões. Este valor é dividido em R$ 11 bilhões no e-commerce, e 4,5 bilhões nas lojas físicas da empresa, que tiveram crescimento de 13%.
De acordo com o CFO do Magalu, Roberto Belissimo, os resultados confirmam que a empresa está alinhada com a expectativa do mercado e dos investidores.
“O crescimento de vendas traz sempre uma expectativa alta. A maior parte dos investidores espera que cresçamos, e estamos em linha com o mercado, especialmente nas categorias de bens duráveis, em que o crescimento é mais lento”, explica.
Magalu passa a gerar caixa
O momento também é marcado por uma virada positiva da empresa, que deixou de queimar caixa — ou seja, gastar mais do que ganhar para cumprir obrigações, algo que se tornou um problema no segmento do varejo.
Agora, o Magalu passa a gerar caixa. Foram R$ 571 milhões de geração de caixa durante o terceiro trimestre de 2024, com caixa total de R$ 6,6 bilhões e R$ 2,4 bilhões acumulados nos últimos 12 meses — quase o triplo do ano anterior.
“Um negócio à prova de Selic”
Além disso, o Magalu também demonstrou sua estratégia de realizar um crescimento sustentável e menos dependente dos fatores macroeconômicos brasileiros — como o ritmo de aumento na taxa de juros, que pode chegar a 13,5% segundo especulações.
Para isso, é preciso diversificar os negócios para “crescer sem perder as margens conquistadas”, segundo Belissimo.
Com isso em mente, o Magalu fez mais de 20 aquisições ao longo dos últimos quatro anos, em diferentes segmentos, incluindo:
- Netshoes - calçados;
- Zattini - calçados;
- Época - cosméticos;
- KaBuM! - eletrônicos;
- Aiqfome - delivery de alimentos;
- Estante Virtual - livros.
Neste ano em específico, destaca-se o início da parceria com o AliExpress, que aumenta a participação do Magalu no segmento de produtos abaixo dos R$ 200, uma oportunidade que não era explorada ao máximo anteriormente.
A empresa também abriu, por vezes do zero, novas plataformas próprias, incluindo:
- Magalu Bank - serviços financeiros;
- Magalu Pay - serviços de pagamentos, com aumento de 57% em um ano no total de vendedores com conta digital;
- Magalu Ads - plataforma de anúncios, com crescimento de 48% nas receitas, 430 milhões de visitas mensais e 21,4 milhões de visitas nas redes sociais;
- Magalu Cloud - serviços de tecnologia;
- Magalog - serviços de logística, com presença em 3.800 cidades e receita de 3 bilhões de receita.
Final de ano gera expectativas com Black Friday e Natal
A chegada de uma das épocas com maiores vendas no varejo anima representantes do Magalu, especialmente pela chegada de datas essenciais como a Black Friday e o Natal.
Para divulgar as melhores ofertas da Black Friday, incluindo produtos vendidos no Magalu, o Canaltech promove a campanha Guardiões da Black Friday. O objetivo é mostrar não somente uma abundância de promoções, mas filtrar aquelas que realmente valem a pena.
Confira a cobertura da Black Friday no Canaltech: