Banners de publicidade funcionam?
Por Ariane Velasco • Editado por Guadalupe Carniel | •
A utilização de banners de publicidade é um dos métodos mais comuns de divulgação na internet. No entanto, ainda existem dúvidas a respeito da eficácia dessa estratégia - que podem ser descartadas a partir de análises simples, uma vez que os banners (usados desde 1994), foram uma das primeiras modalidades de publicidade na internet.
Os dados sobre o uso de banners para anúncios na web são otimistas e indicam sempre crescimento nas vendas de uma marca que começa a utilizá-los. No entanto, vale sallientar que somente publicar um banner na web pode não surtir efeito algum caso ele não seja bem posicionado, afinal, antes de mais nada, a publicidade se trata de estratégia: é preciso conhecer o seu público alvo a fim de direcioná-lo da maneira correta. De nada adianta posicionar um banner em uma rede social de grande alcance, como o Facebook, ou até mesmo em um site como o Google, sem antes direcionar para quem ele será exibido. Da mesma maneira, um anúncio de roupas em um site que não está voltado para moda não renderá cliques.
Para averiguar se os banners digitais atualmente utilizados por sua marca realmente funcionam, a única alternativa é testá-los e verificar se houve um aumento significativo nos cliques. Caso a resposta seja positiva, é necessário checar outro fator: as vendas aumentaram? Nem sempre o aumento de cliques em um site rende, necessariamente, aumento em suas vendas, e isso se dá por diversos fatores (sendo que o primeiro deles já foi mencionado acima): a interface do site pode não ser convidativa, os preços podem estar fora da tabela de mercado ou os produtos podem não ter variedade.
Em poucas palavras: os banners de publicidade funcionam e as chances de seu site receber mais acessos com eles é grande. No entanto, para que eles sejam uma estratégia efetiva é necessário saber usá-los.