Publicidade

Amazon apresenta resultados acima das expectativas no último trimestre de 2018

Por| 31 de Janeiro de 2019 às 21h40

Link copiado!

Time
Time
Tudo sobre Amazon

Nesta quinta-feira (31) a Amazon divulgou os resultados do quarto trimestre da empresa em 2018 (período entre outubro e dezembro do ano passado), e apresenta números superiores aos esperados em todos os quesitos.

A empresa fechou o período com uma receita de U$ 72,4 bilhões, acima dos U$ 71,9 bilhões esperados pelos analistas. O resultado foi uma grata surpresa para os acionistas, já que a companhia havia falhado em atingir as expectativas de rendimentos nos dois trimestres anteriores, e uma tendência de desaceleração do crescimento indicava que o ano poderia terminar com mais um trimestre com rendimentos abaixo do esperado. E ainda que essa superação das expectativas tenha levado a um crescimento de 19,7% em relação ao mesmo período do ano anterior (acima dos 18,8% esperado pelos analistas), esse ainda foi o menor crescimento dentro de um trimestre da Amazon desde 2015.

O que também não cresceu tanto foram os números de vendas da empresa, que apresentou um incremento de apenas 18% nas vendas no mercado norte-americano (contra 42% na comparação do mesmo período entre 2016 e 2017) e 15% no mercado internacional (contra 29% na comparação do mesmo período entre 2016 e 2017).

Apesar do crescimento geral estar meio desacelerado, o AWS (Amazon Web Services, setor da empresa responsável por oferecer serviços em nuvem) continua com um crescimento bem saudável, sendo responsável por U$ 7,43 bilhões dos rendimentos da companhia (a expectativa dos analistas era de U$ 7,3 bilhões), o que representou um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Continua após a publicidade

E apesar das quedas no percentual de crescimento das vendas, a Amazon fechou o ano estabelecendo alguns recordes, como o rendimento total de U$ 232,9 bilhões em 2018 — a primeira vez que a empresa ultrapassa a marca de U$ 200 bilhões em um ano. O último trimestre da companhia também foi o terceiro seguido em que ela apresentou lucro recorde, garantindo um lucro líquido de U$ 3 bilhões no período.

Ainda que a empresa esteja aumentando suas margens de lucro e vendo um crescimento nos setores de nuvem e de propaganda, as estimativas apresentadas para o primeiro trimestre de 2019 ficaram abaixo da expectativas dos acionistas, que esperavam um rendimento de cerca de U$ 60,8 bilhões mas foram avisados pela empresa que as estimativas internas estão entre U$ 56 bilhões e U$ 60 bilhões, o que fez com que as ações da empresa acabassem fechando o dia com uma ligeira baixa.

Fonte: CNBC