Veja como remover anúncios chatos no seu Facebook

Por Dimitri Pereira

O Facebook sabe mais da sua vida do que você imagina, mesmo que você tenha um comportamento discreto na rede. A plataforma de Mark Zuckerberg monitora todas as sua preferências de navegação. Tudo o que você faz determina o conteúdo que aparece em sua linha do tempo. Recentemente, inclusive, os termos de privacidade do Whatsapp foram atualizados, permitindo agora a troca de dados entre os serviços.

Ou seja, as suas informações estão valendo cada vez mais e os programas de publicidade direcionada estão investindo pesado por elas, cada vez mais agressivos, a ponto de comprometer a privacidade de todos aqueles que ousarem aceitar os termos de registro de uma ou outra comunidade online.

Entenda o mecanismo como as suas preferências determinam os anúncios que o Facebook te oferece. Veja o que a rede social pensa de você e remova conteúdos tidos como favoritos no gerenciamento de privacidade do serviço.

Como os anúncios chegam até você:

Você já deve te se perguntado como aquelas propagandas malditas aparecem em seu feed de notícias mesmo que você nunca tenha curtido nada daquele tipo de coisa. Esse tipo de situação acontece principalmente devido aos dados demográficos que o Facebook coleta em seu perfil. Como a rede social mesmo explica:

"Os anúncios que você vê são influenciados por diversos fatores, sendo que o mais básico deles são os dados demográficos (como idade, gênero e localização) do seu perfil e atividade. `Nós tomamos muito cuidado para manter as suas informações seguras`- Facebook"

No entanto, as informações de perfil não são as únicas fontes usadas pelas propagandas direcionadas. O que você curte na rede, as atividades de aplicativos, as postagens compartilhadas e a sua localização atual também são recursos que vão gerar propagandas e anúncios.

anuncios facebook
anuncios facebook

O que mais influencia os tipos de anúncios que serão exibidos para um usuário são:

. As páginas que você curte e que os seus amigos curtem.

. Informações do perfil do Instagram.

. Locais onde você faz check-in usando o Facebook.

. Assinaturas de revistas.

. Compras em lojas de varejo.

. Uso de cartões fidelidade em mercados, por exemplo.

. Visita a sites de comércio associados ao Facebook.

. Locais de acesso à internet.

. Locais de uso do telefone.

O que o Facebook pensa de você:

Consultar a página de "Interesses" vai mostrar o que o Facebook pensa de você e a partir de que informações ele vai te apresentar propagandas e anúncios. Além disso, nessa página você pode controlar os tipos de anúncios que serão exibidos na sua linha do tempo, removendo tópicos que não fazem parte das suas preferências. Para isso, faça o login na sua conta do Facebook e acesse esse link.

anuncios facebook

Na página aberta, você verá duas seções:

. Interesses: a primeira seção mostrará os assuntos relacionados às suas preferências, separados por categorias, como pessoas, notícias e entrenimento, por exemplo, que vão determinar os tipos de anúncios que serão veiculados pelo seu feed.

. Anunciantes: a segunda seção, um pouco abaixo, exibe os anunciantes que possuem os seus dados de cadastro. São apenas empresas que possuem parceria com o Facebook e que podem acessar parte das suas informações pessoais.

Como gerenciar as suas preferências de anúncio:

Você pode remover interesses com a finalidade de reduzir a quantidade de propagandas e anúncios exibidos em seu feed do Facebook. Você pode navegar pelas categorias e ao achar algum tema que não te agrada, basta clicar sobre o "X". No exemplo, na categoria "Pessoas" apareceu "Melania Trump". Na breve descrição que o Facebook dá, ele explica que ela está entre os meus interesses porque eu cliquei em um anúncio relacionado à ela.

Todas as categorias de interesse podem ser consultadas nessa página: "Pessoas", "Notícias e entretenimento", "Viagens, locais e eventos", " Negócios e indústria", "Estilo de vida e cultura", "Hobbies e atividades", entre outros. Todas essas categorias podem ser gerenciadas. Você vai se surpreender.

anuncios facebook

Já na segunda seção estão os anunciantes. Você pode ocultar propagandas veiculados por eles clicando sobre o "X" e pronto.

anuncios facebook

Edite o seu perfil

Os anunciantes usam as suas informações de perfil para direcionar publicidade. Então, edite os seus dados como idade e localização para filtrar conteúdo relevante para você e que serão exibidos em sua linha do tempo.

anuncios facebook
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.