Usuário divulga seu login e senha do Facebook para todo mundo; veja o resultado

Por Redação | 15 de Julho de 2015 às 10h04

Enquanto o Facebook tenta bloquear diversos perfis de usuários que não usam seus nomes verdadeiros, um repórter chamado Joe Veix resolveu criar uma página completamente falsa e deixar estranhos decidirem quem ele será. Basicamente, ele criou um perfil no Facebook e usou o Twitter para divulgar seu login e senha para quem quisesse acessar e realizar alterações.

"Se um perfil nas redes sociais supostamente serve para refletir nossa individualidade, como seria uma conta que todo mundo usa? E o que aconteceria se eu publicasse abertamente o nome de usuário e senha de uma conta para toda a internet?", indagou o escritor em um post. Ele resolveu, então, dar início a essa experiência virtual, mas nas primeiras horas nada aconteceu. Porém, pouco depois alguém resolveu redefinir e senha e tomar a conta, mas Joe conseguiu recuperá-la rapidamente – e é aí que tudo fica muito doido.

Logo, o falso nome de John Smith, que dava título ao perfil, foi trocado para Maximilien Manning e daí por diante as fotos de capa e de perfil mudaram infinitamente ao longo dos dias. Além disso, diversas mensagens foram trocadas, dezenas de pessoas cutucadas por "Maximilien", que mudou de endereço diversas vezes. As curtidas também ficaram descontroladas e passaram desde crematórias até organização de casamentos.

Senha de usuário no Facebook

O criador da experiência disse que houve cerca de 135 logins diferentes na conta desde que ele liberou a senha na internet. Usuários da França, Colômbia, Suécia, Emirados Árabes e Estados Unidos colaboraram com as mudanças no perfil ao longo do último final de semana.

Porém, apesar dessa experiência coletiva, o mais interessante é que durante esse tempo o perfil de Maximilien Manning não foi marcado pelo Facebook como um spam. Joe tem uma teoria sobre isso: ao adicionar pessoas, curtir páginas aleatórias e trocar mensagens no chat da rede social, o perfil falso se torna praticamente um usuário perfeito do Facebook. Fato é que a criação dessa "conta compartilhada" serviu para mostrar que o Facebook precisa repensar uma maneira mais eficiente de aplicar sua política de uso de nome verdadeiro na rede social.

Infelizmente, o projeto de Joe acabou na manhã desta terça-feira (14), quando a conta foi desativada pela própria rede social, pois o experimento violou os termos de serviço do site – e também porque algumas notícias sobre o assunto circularam na web.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.