Publicidade

Um quinto dos seguidores de Bolsonaro no Twitter são fake, aponta pesquisa

Por  | 

Compartilhe:
Um quinto dos seguidores de Bolsonaro no Twitter são fake, aponta pesquisa
Um quinto dos seguidores de Bolsonaro no Twitter são fake, aponta pesquisa

A agência de reputação Bold Lion fez um levantamento dos seguidores de cada político e candidato à presidência do pleito do ano passado para averiguar quantos deles são perfis falsos. Segundo a pesquisa, mais de um quinto dos seguidores do presidente Jair Bolsonaro foi considerado fake pela pesquisa.

O levantamento foi feito com um espaço amostral de mil seguidores escolhidos de forma sortida pelo grupo levando em conta perfis de Bolsonaro, Fernando Haddad, João Amoedo, Tiririca e Carla Zambelli.

No total, 22% dos seguidores do presidente foram assimilados pela pesquisa como falsos, seguido de Haddad com 18%; João Amoedo (17%), Tiririca (10%) e Zambelli (5%). “Nós coletamos aleatoriamente uma parcela do following de cada um e utilizamos uma ferramenta digital para identificar os bots, classificados como fakes”, afirma um dos sócios da Bold Lion, Gustavo De Amorim.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Tal ferramenta leva em conta alguns fatores para identificar se o seguidor se trata de um usuário considerado fantasma. Entre os critérios para isso estão a verificação de presença de rede e utilização de padrão de nomes. Geralmente, para os perfis considerados bots, não há publicação de tweets ou baixo número deles, além da utilização de nomes e números aleatórios para o usuário.

“Vale lembrar que os perfis privados foram descartados da análise, uma vez que é impossível verificar suas atividades e, portanto, defini-los como legítimos ou fakes”, diz Amorim.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*