Twitter vai recortar e mostrar partes mais interessantes de uma foto para você

Por Redação | 25 de Janeiro de 2018 às 12h11
Tudo sobre

Twitter

Sabe quando você posta uma imagem no Twitter e a prévia, aquele corte na imagem antes de visualizá-la em sua versão completa, mostra uma parte da foto completamente desinteressante? Se depender da rede social, isso está prestes a mudar.

Com ajuda do aprendizado de máquina, o Twitter está aprimorando, aos poucos, a experiência do usuário e um dos próximos passos é aplicar o recorte automático das imagens nos tweets mostrando as partes mais interessantes.

Em post no seu blog oficial, o Twitter contou que sua equipe está aprimorando a tecnologia de reconhecimento facial que, atualmente, apresenta falhas na identificação, o que pode exibir prévias estranhas, como os exemplos abaixo:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Lado esquerdo sem a melhoria, lado direito com a melhoria no autorrecorte

Como funciona

A técnica utilizada pelo Twitter é salientar as partes mais importantes da imagem. Estas saliências consistem nos pedaços que chamam a atenção dos olhos humanos no primeiro contato, sendo eles rostos, textos e animais, por exemplo.

Marcação das partes salientes da foto

A publicação conta que os avanços no aprendizado de máquina permitem a marcação de saliências, mas que as redes neurais responsáveis pela identificação ainda atuam de forma lenta quando precisam ser usadas em massa.

Como solução para o problema, a rede social passou a aplicar uma técnica chamada "destilação de conhecimento", em sua tradução literal, que cria uma rede neural 10 vezes mais rápida que a original. Com isso, a detecção de saliências nas imagens é feita assim que elas são publicadas no Twitter.

As alterações devem ser colocadas em prática em breve e disponibilizados a todos os usuários da rede nos apps iOS e Android e na web.

Fonte: Blog Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.