Twitter testa mudança que pode inutilizar as hashtags
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Twitter pode fazer uma mudança importante no uso das hashtags, capaz de influenciar a usabilidade da plataforma. Os desenvolvedores testam um recurso que removeria o link das hashtags, deixando-as como uma palavra de texto simples.
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A desenvolvedora e leaker Jane Manchun Wong compartilhou um print de tela no qual revela essa possível alteração no sistema do Twitter. Segundo ela, os links clicáveis só apareceriam em tuítes com hashtags de marcas ou por empresas/criadores dispostos a pagar por isso.
Quem quiser investir dinheiro, receberá um ícone ao lado da hashtag promovida e permitirá que todos vejam os conteúdos com aquela palavra-chave. Se não topar, deverá fazer a busca normal e se deparar com conteúdos que podem não estar relacionados àquela hashtag.
Essa pode ser mais uma maneira encontrada pela rede do passarinho para acrescentar uma forma extra de recursos. Atualmente, a plataforma sofre com a queda nos anunciantes e busca alternativas que a tornem menos dependentes de terceiros. No caso das hashtags, ainda existiria a dependência dos anunciantes, mas ajudaria a fortalecer a compra das palavras-chave em estratégias de marketing digital.
A rede social foi a pioneira ao introduzir as hashtags clicáveis como forma de classificar a produção de conteúdo. Isso permite que qualquer pessoa ache facilmente outros tuítes relacionados a tópicos específicos, tanto que outras plataformas trataram de copiar o recurso, como o TikTok, o Instagram e o LinkedIn.
Uso das hashtags no Twitter
As hashtags servem também para orientar o algoritmo e a pesquisa dos usuários por determinados termos. Ao digitar #canaltech, por exemplo, você verá todas as publicações que usaram esse recurso para classificar o conteúdo, além de dizer para o Twitter que se interessa por esse "assunto".
Remover um recurso tão antigo pode ser uma estratégia ousada do Twitter. É provável que uma possível exclusão crie uma onda de reclamações na rede social, portanto os desenvolvedores devem ser cautelosos ao realizar testes com isso. Resta saber se a empresa de Elon Musk estará disposta a enfrentar a fúria dos usuários em troca de ganhar alguns trocados a mais no final do mês — que podem fazer toda a diferença no final do mês.
Na semana passada, o Twitter liberou uso combinado de fotos, vídeos e GIFs no mesmo tuíte. A demanda vai permitir a criação de conteúdos mais completos e com suporte a múltiplas mídias simultâneas, algo que os usuários queriam há anos.
Em outro momento, a rede fez alguns testes para incentivar menos prints e compartilhar mais tuítes. Ao printar uma tela, o aplicativo sugere ao usuário copiar o link da publicação em vez de usar a imagem registrada, como forma de atrair mais gente para a rede social.