Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter investe em rede social aberta experimental para melhorar sua moderação

Por| 11 de Dezembro de 2019 às 21h50

Link copiado!

pixabay
pixabay
Tudo sobre Twitter

Uma das maiores críticas feitas pelos usuários do Twitter é sobre a maneira como muitas vezes a plataforma se omite ou erra ao lidar com a moderação do conteúdo postado e com o comportamento de seus próprios usuários. Essa é, atualmente, a maior dor de cabeça para o CEO Jack Dorsey, que agora anuncia uma possível solução: uma plataforma aberta, descentralizada e experimental, que pode vir a ser um possível modelo a ser usado por várias redes sociais, incluindo a sua.

Segundo Dorsey, a companhia vem patrocinando um pequeno grupo independente de programação em código aberto, formado por arquitetos, engenheiros e designers. Chamado de Bluesky, o projeto ainda está em fase embrionária e servirá para testes e para encontrar respostas a diversas questões fundamentais levantadas com o uso dos atuais modelos — especialmente a que envolve a moderação.

“A aplicação centralizada da política global para lidar com abusos e informações enganosas dificilmente aumentará a longo prazo sem sobrecarregar demais as pessoas”, postou Dorsey, em uma série de tweets que explica melhor sua proposta.

Continua após a publicidade

Blockchain terá importância nessa empreitada

Dorsey acredita que um protocolo criado por meio de uma iniciativa independente e aberta pode ajudar a melhorar a experiência de todos, incluindo a propagação de algoritmos menos atrelados às intenções de seus proprietários. Ele menciona o possível uso da tecnologia blockchain, que poderia implementar “hospedagem e governança abertas e duráveis, com possibilidade de monetização”, sem dar muitos detalhes de como funcionaria.

A ideia é inspirada na iniciativa do fundador do blog Techdirt, que questiona os atuais padrões da web e reforça a necessidade de todos pensarem mais em “protocolos em vez de plataformas” — ou seja, que é necessário conceber modelos mais amplos e globais, desvinculados de donos de negócios. Além disso, o Twitter já é participante do Data Transfer Project, que visa permitir que dados sejam movidos facilmente entre plataformas, e possivelmente deve ser aproveitado no Bluesky.

Continua após a publicidade

Vale destacar que projetos de redes sociais descentralizadas já existem, a exemplo do Mastodon, que possui servidores geridos por indivíduos ou pela comunidade, conectados por meio de um sistema chamado "fediverse". O próprio Mastodon é baseado em um protocolo de código aberto chamado ActivityPub.

A ideia do Bluesky é boa, mas ainda depende de como o blockchain pode ser utilizado em uma rede social e de que maneira as constantes mudanças no comportamento dos usuários e nos apps devem ser consideradas para manter a experiência “viva” e em constante evolução, de acordo com as convenções vigentes. É possível que vejamos os efeitos disso somente a longo prazo.

Fonte: The Verge, Twitter