Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter cancela contas que mantinham tweets apagados de políticos

Por| 24 de Agosto de 2015 às 13h02

Link copiado!

Twitter cancela contas que mantinham tweets apagados de políticos
Twitter cancela contas que mantinham tweets apagados de políticos
Tudo sobre Twitter

O Twitter anunciou o fechamento de todas as contas da Open State Foundation (OSF) que eram responsáveis por manter visíveis as postagens que eram apagadas por políticos de 30 diferentes países. O encerramento das contas associadas ao Politwoops aconteceu nesta segunda-feira (24). Na última sexta-feira, o Twitter já havia suspendido o acesso à API do sistema.

A decisão foi tomada depois de muita deliberação interna, quando o Twitter havia afirmado que era "desesperador e aterrorizante" twittar algo que fosse irrevogável. "Nenhum usuário é mais merecedor dessa capacidade do que outro. A exclusão de um tweet é uma expressão da voz do usuário", afirmou a rede social.

Ainda, de acordo com o comunicado enviado pelo Twitter a respeito do assunto, sendo tratado com grande preocupação a igualdade de direitos entre os usuários da rede social, mesmo referindo-se a políticos, a decisão foi motivada por "uma deliberação interna pensada e a consideração de um grande número de fatores".

A decisão afeta países como Canadá, Egito, Índia, Irlanda, Coreia do Sul, Tunísia, Turquia, Noruega, Reino Unido e vários outros.

Continua após a publicidade

O diretor da OSF, Arjan El Fassed, comentou a decisão do Twitter de encerrar as contas ligadas ao Politwoops, declarando que "o que os políticos eleitos publicam é uma matéria de interesse público" e que seus dizeres fazem parte de uma "história parlamentar". Após a decisão de exclusão, ficou definido que a OSF ainda continuará a trabalhar com o objetivo de manter publicações visíveis do Twitter.

Parceiro da Politwoops no Reino Unido, a @deletedbyMPs também revelou discordância a respeito da decisão. Jules Mattsson, administrador da conta, declarou que "é uma terrível vergonha que o Twitter tenha tomado esta decisão". Para ele "o Politwoops tem sido uma nova e importante ferramenta de responsabilidade política no Reino Unido e no exterior".

Fonte: The Guardian, The Open State Foundation