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Twitch compra rede social Bebo para ampliar presença nos eSports

Por| 21 de Junho de 2019 às 10h49

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Geekwire
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A Bebo, rede social que há algum tempo vem perdendo espaço, foi adquirida pela Twitch, a plataforma de streaming de vídeo de propriedade da Amazon. Juntas, elas trabalharão na criação de uma ferramenta de eSports da Twitch, a Twitch Rivals. A informação veio de um porta-voz da empresa, que confirmou a negociação ao TechCrunch; porém, nenhuma palavra oficial veio da empresa ainda.

Pelo que foi apurado, a Twitch pagou US$ 25 milhões (R$ 96 milhões, na cotação atual) pela Bebo no início deste mês, depois de derrotar pelo menos dois outros concorrentes: a Discord (que por sua vez está construindo seu próprio negócio de eSports) e o Facebook, que chegou a oferecer US$ 20 milhões (R$ 77,40 milhões).

O que é Bebo?

Foi uma longa e sinuosa estrada para a Bebo ao longo dos anos. Iniciado em 2005 por Michael e Xochi Birch como uma redes social, a Bebo rapidamente se tornou líder de mercado em alguns países de língua inglesa, especificamente Reino Unido e Irlanda. A trajetória de crescimento da plataforma e a maior oportunidade em social foram suficientes para que ela fosse adquirida por cerca de US$ 850 milhões (R$ 3,289 bilhões) pela AOL em 2008, aparentemente superando uma série de outras grandes empresas de tecnologia e mídia interessadas em obter sua própria plataforma de mídia social. Mas o acordo foi um fracasso consumado, com a rede sendo vendida dois anos depois para a Criterion Capital por US$ 25 milhões.

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Apesar do valor de venda muito abaixo do que havia sido pago pela AOL, os US$ 25 milhões ainda acabaram saindo muito caro. Prova disso é que anos depois a Bebo pediu recuperação judicial e os Birches, seus fundadores originais, a recompraram em 2013 por apenas US$ 1 milhão e prometeram reinventá-la.

E assim eles fizeram, colocando em prática uma pequena equipe liderada por Shaan Puri, que trabalhou em várias idéias para ver quais deles poderiam aproveitar.

Rede social de eSports

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De acordo com um relatório do eMarketer, os eSports atraíram cerca de 400 milhões de usuários em 2018 e arrecadaram US$ 869 milhões (R$ 3,3 bilhões) em patrocínios, salários de jogadores jogadores e publicidade. OK, mas onde é que entra a Bebo neste cenário? A rede social estava, extraoficialmente, ajudando a organizar e construir essas comunidades competitivas. E isso, agora, está se conectando perfeitamente com o Twitch, com a criação do Twitch Rivals, que, com a aquisição da Bebo, se tornará mais palpável e funcional.

Resta aguardar os próximos capitulos e o anúncio oficial.

Fonte: TechCrunch