Stormtracker | Facebook cria software que rastreia fake news sobre a empresa

Por Natalie Rosa | 08 de Julho de 2019 às 16h29
Reprodução
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

O Facebook está bastante preocupado com o que andam falando sobre a empresa por aí. Segundo informações da Bloomberg, a companhia possui um software chamado Stormchaser, desenvolvido para rastrear desinformação — vulgo fake news — envolvendo seu nome. A revelação, segundo a agência, foi feita por três ex-funcionários que não quiseram se identificar.

Criado em 2016, o software Stormtracker vem sendo usado para ir atrás de publicações sobre o Facebook que viralizam, como memes e hoax. O conteúdo encontrado varia entre pegadinhas que dizem mentiras como a que Mark Zuckerberg, o CEO da companhia, iria compartilhar as informações privadas de determinado usuário se ele não compartilhasse algo, ou ainda piadas dizendo que o executivo se parece com um extraterrestre.

Em resposta à descoberta, um porta-voz do Facebook contou à imprensa norte-americana que esta ferramenta em questão não é usada para o combate das notícias falsas e que, se fosse, não teria funcionado.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (Imagem: Reprodução)

"A ferramenta foi criada com uma tecnologia simples que nos ajuda a detectar publicações sobre o Facebook com base em palavras-chave, então consideramos responder ou não sobre a confusão em nossa própria plataforma", disse o porta-voz.

Mas o Stormtracker é apenas uma das medidas usadas pela rede social para controlar a sua reputação. O Facebook já investiu milhões de dólares para a contratação de relações públicas, que frequentemente coletam dados de pesquisas feitas com usuários para entender o que estão falando sobre ele.

Fonte: Bloomberg

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.