Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba o que significa cada um dos emojis mais usados na Internet

Por| Editado por Bruno Salutes | 28 de Outubro de 2019 às 10h27

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Os emojis são utilizados frequentemente durante conversas em aplicativos e redes sociais como o WhatsApp, Instagram e Facebook. Eles servem como complemento para quando alguém deseja expressar o que está sentindo, mas não deseja usar palavras, para enfeitar a bio de alguém em um site ou até mesmo como legenda para selfies e outras fotografias.

Não é incomum surgirem dúvidas acerca do significado de um emoji e, por isso, uma boa lista pode ajudar a solucionar esse problema. Você pode conferi-la a seguir:

Rostos sorridentes

Existem vários tipos de emoji com rosto sorridente. Os com boca fechada servem para indicar ou estado de positividade e felicidade, embora mais contido. Já, os emojis de rostos sorridentes com a boca aberta e olhos mais fechados podem ser usados quando é necessário mostrar um estado mais agudo de felicidade, que beira a euforia.

Continua após a publicidade

Emoji de rosto sorridente com suor frio

Já o emoji que indica um rosto sorridente, olhos fechados e uma gota de suor frio na testa pode ser usado para indicar alegria com um misto de alívio. Geralmente, ele é utilizado para indicar que alguém acabou de passar por uma situação difícil. No entanto, não são raras as pessoas que utilizam esse emoji para indicar que estão desconfortáveis com uma situação.

Continua após a publicidade

Emoji de rosto com lágrimas de alegria

Recentemente, esse emoji foi muito comentado por conta de um meme onde uma senhora anunciava uma notícia triste, mas havia inserido a carinha por engano no final da frase. Isso porque as lágrimas nos olhos dele não indicam tristeza, mas sim que está chorando de tanto rir. Vale utilizá-lo para se referir a algum evento ou piada muito engraçada.

O emoji “rindo e rolando no chão” também pode ser enviado nessas ocasiões, de modo a indicar que você está rolando no chão de tanto rir.

Continua após a publicidade

Emojis “nonsense”

Se você deseja falar algo um pouco “nonsense” (sem sentido), vale enviar o emoji com um rosto de cabeça para baixo ou ainda a “carinha doida”, a fim de mostrar total irreverência.

Emoji com óculos de Sol

Continua após a publicidade

Se você deseja mostrar frieza, esse é o emoji ideal. Ele também pode ser utilizado para indicar ironia e despreocupação com algo que foi dito.

Emoji com bochechas vermelhas

Sempre que você se sentir envergonhado diante de uma situação na Internet, vale enviar esse emoji, que também evidencia timidez dependendo do caso.

Continua após a publicidade

Emoji lambendo os beiços

Perfeito para utilizar quando uma comida está muito gostosa, principalmente se você é fã da hashtag #instafood e está sempre compartilhando seus pratos saborosos na rede.

Continua após a publicidade

Emoji nerd

Falando sobre um assunto do qual gosta muito e sabe bastante? Envie a “carinha nerd”! Além de muito fofa e charmosa, ela também pode ser utilizada para se referir a algo ironicamente.

Emoji com estrelas no lugar dos olhos

Continua após a publicidade

Feliz com algum acontecimento? Extremamente animado? Vale usar esse emoji de rosto sorrindo com estrelas nos olhos. Também é possível utilizá-lo para mostrar ansiedade.

Emojis provocadores

Dois emojis que podem ser utilizados para provocações são o de rosto sorrindo com o canto do lábio e o rosto piscando com um olho só. O primeiro pode ser utilizado após conotações sexuais. Já o segundo, para quando uma mensagem for enviada com intenções humorísticas ou sugestivas.

Continua após a publicidade

Emojis mostrando a língua

Existem três emojis mostrando a língua: um de olhos abertos, um com um olho fechado e, o último, com os olhos bem fechados. Todos podem ser utilizados para indicar humor.

Continua após a publicidade

Emoji aliviado

Talvez esse emoji seja o que é interpretado de maneira mais diferente entre os internautas. Embora originalmente ele indique alívio, é usado por muitos para demonstrar indiferença ou até mesmo inocência.

Emoji com auréola

Continua após a publicidade

Esse sim é próprio para quem deseja que sua mensagem seja interpretada com o tom mais inocente possível, embora ele também possa ser utilizado ironicamente.

Emojis com chifres

Utilizados para mostrar que alguém está “mal-intencionado”. O primeiro indica travessura, uma vez que está sorrindo. Já o segundo pode ser usado para indicar que alguém está realmente agindo com malícia.

Emojis mandando beijo

Esses emojis podem ser utilizados de várias maneiras diferentes. Os que não têm coração, podem ser usados para mandar beijos de despedida para conhecidos ou indicar assobios. Já o emoji que joga beijos com um coração vale para episódios mais românticos.

Emoji com olhos em formato de coração

Utilizado para demonstrar amor ou gratidão por alguém ou algo.

Emoji abraçando

O emoji com um rosto sorridente e braços abertos pode ser utilizado para mandar um abraço para alguém.

Emojis sem expressão

Ideais para serem usados quando você está sem assunto, indiferente ou simplesmente não sabe o que dizer.

Emojis tristes com suor frio

Da mesma maneira que o emoji sorrindo com suor frio indica alívio ou desconforto, os emojis tristes mostram que você está estressado ou sobrecarregado.

Emojis tristes

Os Emojis “Decepcionado” e “Chorando” são os mais usados para indicar tristeza, arrependimento, desapontamento e outras emoções do gênero. Os dois primeiros podem mostrar sentimentos mais comedidos, enquanto o terceiro denota uma tristeza maior ou mais explícita.

Emoji chorando alto

Esse emoji serve para indicar ainda mais tristeza que os demais, geralmente quando ela vem acompanhada de dor ou outro desconforto. Ele também pode ser usado ironicamente.

Emoji pedindo

Se você deseja fazer a cara do “gatinho do Shrek” para alguém, mas não sabe como, vale enviar esse emoji, ideal para pedir favores.

Emoji preocupado

Se você deseja demonstrar choque, desgosto ou até medo, esse emoji é ideal.

Emojis de suspeita

Dois emojis que podem ser utilizados para demonstrar suspeita são o de um rosto com uma sobrancelha erguida e o de um rosto com monóculo. Ambos expressam dúvidas, ceticismo e o primeiro pode ser usado para indicar desaprovação.

Emoji mentindo

O emoji com um nariz de Pinóquio pode ser utilizado para indicar que alguém está mentindo.

Emojis sem palavras

Tanto as figuras sem boca, como com a boca fechada, indicam que você não tem palavras ou não sabe quais utilizar no momento. A segunda mostra que você pode manter um segredo.

Emoji com cabeça explodindo

Serve para mostrar ao seu destinatário que você mal pode acreditar no que está lendo. Pode também denotar admiração.

Emoji com vários símbolos sobre a boca

É utilizado para indicar que você gostaria de soltar alguns palavrões.

Emojis com rosto cansado

Usados para demonstrar o quanto você está estressado ou desanimado com o cotidiano.

Emoji “Sonolento” e "Dormindo"

Embora o nome do primeiro seja esse, raramente ele é usado para demonstrar que alguém está com sono. A maioria das pessoas o utiliza para demonstrar doença.

Já o emoji dormindo pode ser indicado para mostrar sonolência. Vale utilizá-lo quando você realmente precisa dormir e não consegue mais nem mandar mensagens.

Emojis confusos

Podem ser enviados para mostrar confusão, mas também para pedir desculpas ou demonstrar estranheza.

Emoji de triunfo

Ao contrário do que muitos pensam, esse emoji não mostra raiva, mas sim que você triunfou em uma tarefa complicada. Também pode ser usado ironicamente.

Emojis irritados

Esses emojis denotam raiva, mas também podem ser utilizados ironicamente ou com humor.

Emoji perseverante

Também não é utilizado corretamente, uma vez que muitos o utilizam para mostrar tristeza ou confusão.

Emojis assustados

Os três podem ser utilizados para mostrar diversos níveis de medo ou susto.

Outros tipos de carinhas

Emoji de macaquinhos

Muito populares na Internet, eles podem ser utilizados para mostrar choque ou constrangimento, geralmente de maneira irônica.

Pilha de cocô

Pode ser utilizado de muitas maneiras diferentes, mas sempre com bom humor.

Emojis de mãos

Mãos abertas

Esse emoji é usado para mostrar simpatia e abertura, mas também pode ser enviado como uma maneira de abraçar seu remetente.

Mãos juntas

Esse emoji costuma gerar controversas, uma vez que alguns afirmam que ele se trata de uma oração ou súplica, já outros que ele mostra um “high five”, ou seja, um “toca aqui!”. No entanto, definições mais originais remetem ao primeiro significado.

Call me Hand

Esse emoji pode ter vários significados, uma vez que simboliza um telefone, mas também um “hang loose”. Tudo depende do contexto em que você o enviará.