Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba o que é uma "VSCO Girl", novo estilo das redes sociais

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 17 de Outubro de 2019 às 11h39

Link copiado!

Reprodução/Pinterest
Reprodução/Pinterest

Existem muitas modas que se popularizam ainda mais com o advento da Internet e das redes sociais. Essas tendências surgem rapidamente e costumam durar pouco, embora alguns de seus componentes continuem a existir na vida cotidiana de muitas pessoas, como alguns acessórios ou até poses na hora de tirar fotos para as redes.

A moda da vez, popular entre as meninas, é chamada de “VSCO Girls”, ou “garotas VSCO”, que tem seu nome inspirado no editor de fotos que tem sido sucesso entre os usuários do Instagram há, pelo menos, cinco anos: o VSCO Cam. As adeptas dessa moda seguem um estilo de vestimenta básico, que conta com prendedores de cabelo, calçados sem muitos detalhes (de preferência tênis mais simples, da marca Vans) e calças largas ou jeans.

Saiba mais sobre as “VSCO Girls”, nova moda nas redes sociais

O termo vem se popularizando na Internet desde o mês de agosto de 2019, quando as ferramentas de monitoramento de pesquisas em sites, sobretudo no Google, começaram a registrar seu crescimento. As hashtags com as palavras “VSCO Girl” no Instagram foram outro indicativo de que uma nova moda estava prestes a “estourar” entre o público: ao todo, já são mais de 1 milhão de fotos com elas.

Continua após a publicidade

Segundo definições do estilo VSCO Girl encontradas na Internet, segui-lo nada mais é do que se vestir de uma maneira que seja, ao máximo, básica e despojada. Caiti DeCort, uma youtuber estadunidense, foi uma das primeiras pessoas a postarem um vídeo relacionado ao tema, onde ela se transforma em uma VSCO Girl com uma produção que inclui camiseta, prendedores de cabelo usados como pulseiras e até as populares sandálias Crocs.

Não se sabe ao certo o que levou o termo a se popularizar, além, é claro, do contato com influenciadoras digitais. A estética proporcionada pelo aplicativo VSCO Cam, muito popular graças aos seus belos efeitos, foi levada também para a vida cotidiana, onde, ao invés de fotos, as VSCO Girls decidiram “vestir” a estética que dá um toque especial às edições.

Além disso, o VSCO Cam possui sua própria rede social dentro do aplicativo, o que com certeza foi um fator decisivo para a popularidade deste novo estilo.

Continua após a publicidade

Outras modas que se popularizaram graças a Internet

Antes do advento da Internet e das redes sociais, os jovens costumavam adaptar-se a diferentes estilos na medida em que se enturmavam com suas respectivas tribos. Hoje em dia, no entanto, a inspiração para novas modas pode surgir através de apenas alguns cliques. Durante a primeira década dos anos 2000, influenciado sobretudo pela música de bandas como o Simple Plan, Boys Like Girls, entre outras, surgia o Emo, abreviação de Emotional Hardcore (ou Hardcore Emotivo). Os adeptos desse estilo eram conhecidos por suas roupas escuras, maquiagem pesada, piercings e outros acessórios, além do gosto pela melancolia.

Na medida em que os anos foram avançando, outras modas começaram a surgir, embora nem todas tenham alcançado o mesmo prestígio. Alguns destaques vão para os Rappers (jovens adeptos do rap, conhecidos por roupas largas e bonés), os Urban (que seguiam um estilo parecido, embora mais casual e eclético, sempre remetendo às metrópoles) e os Hipsters, que marcaram o início dos anos 2010 com suas tendências moderninhas e gosto por tudo o que não é amplamente conhecido. Junto com eles, embora sem a mesma fama, surgiam as Tumblr Girls (que, inclusive, podem ser tidas como as precursoras das VSCO Girls), com suas belas fotos e um estilo que incluía chockers (gargantilhas grudadas no pescoço), saias rodadas, meias estilosas, bastante maquiagem e gosto musical diferenciado.

Continua após a publicidade

Assim, embora aparentemente nova, a moda seguida pelas VSCO Girls pode ser considerada uma ramificação de estilos que já existiam, mas acabaram por “cair no esquecimento” e receberam algumas modificações. Para os entusiastas de tendências, definitivamente essa é a hora de adquirir novas peças de roupas e apostas nessas combinações.