Publicidade

Reddit anuncia política contra desinformação mais abrangente que a do Facebook

Por| 10 de Janeiro de 2020 às 10h40

Link copiado!

Reddit anuncia política contra desinformação mais abrangente que a do Facebook
Reddit anuncia política contra desinformação mais abrangente que a do Facebook

O fórum online Reddit, possivelmente a maior plataforma do tipo no mundo, anunciou uma nova política de gestão que ataca especificamente tentativas de desinformação e proliferação de conteúdo falso. A grosso modo, a empresa vai simplesmente banir veiculação de qualquer material (posts, links, vídeos e imagens manipulados) juntamente de seu autor, sem qualquer exceção. Segundo diz o novo texto em seus termos de uso:

“Não se passe por um indivíduo ou entidade de maneira enganosa ou manipulativa. O Reddit não permite [a publicação] de conteúdos que se passem por pessoasou entidades de forma enganosa ou manipulativa. Isso inclui não apenas o uso de uma conta no Reddit para se passar por alguém, mas também contempla coisas como domínios que imitam outros, bem como deepfakes ou outros materiais manipulados apresentados no intuito de enganar ou ser falsamente atribuído a um indivíduo ou entidade. Ainda que nós sejamos permissivos com sátira e paródia, sempre vamos levar em conta o contexto de qualquer conteúdo”.

Basicamente, não minta no Reddit. Um exemplo prático disso: você não poderá criar um usuário na plataforma sob o nome de alguém famoso e tentar fazer as pessoas acreditarem que a conta pertence a tal pessoa famosa. Mais além, conteúdo falso ou deliberadamente forjado também entra nessa política, incluindo links.

Continua após a publicidade

O Reddit é conhecido por ser uma plataforma onde muito conteúdo é “vazado” — muitas empresas tiveram segredos futuros antecipados em posts dentro do fórum online —, mas essa fama acabou atraindo diversos aventureiros da internet, que se valem de edições e manipulações variadas, como deepfakes e imagens adulteradas, para tentar veicular uma informação mentirosa. No passado, a empresa até descobriu ações de campanhas de influência política estrangeiras, banindo tais materiais.

A medida, segundo disse um porta-voz do Reddit ao Mashable, não é tanto voltando para algo que aconteça agora, mas sim para o que pode acontecer no futuro: com as eleições presidenciais de 2020 se aproximando, a plataforma teme que conteúdo falso sobre figuras políticas seja veiculado de forma massiva na plataforma. No passado, os deepfakes tornaram-se populares por mostrarem vídeos falsos de atrizes de Hollywood em vídeos pornográficos — isso aconteceu no Reddit, que após duras críticas, baniu tais atribuições de sua plataforma. A nova política, ao menos na ideia, visa antecipar-se a casos similares voltados à política global.

Dada a abrangência dos seus novos termos de uso, foram inevitáveis as comparações com o Facebook: recentemente, a empresa co-fundada e liderada por Mark Zuckerberg também divulgou práticas que visam minimizar a desinformação na sua plataforma, porém ela se mostrou menos incisiva que a do Reddit. A principal diferença é a de que, no Facebook, embora os deepfakes também sejam proibidos, vídeos reais editados por usuários não o são. Um bom exemplo disso é o vídeo viralizado na internet e compartilhado pelo presidente Donald Trump, que mostra a política do Partido Democrata, Nancy Pelosi, supostamente embriagada durante um pronunciamento. No Facebook, esse vídeo continuaria no ar; no Reddit, ele seria banido junto com qualquer perfil que o tenha compartilhado.

Continua após a publicidade

Aos seus próprios usuários, a nova política do Reddit atraiu elogios e críticas, mas como já era de se esperar, alguns membros do fórum online já estão tentando colocar as novas normas à prova, tal qual mostra o tuíte abaixo:

Fonte: Mashable