Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que algumas músicas não aparecem no Instagram?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2023 às 17h00

Link copiado!

Daniel Korpai/Unsplash. Montagem: Canaltech
Daniel Korpai/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre Instagram

Ao acessar ferramentas de publicação do Instagram, como Stories e Reels, a rede social permite escolher entre uma infinidade de canções ao post. Essa galeria é tão grande e eclética que deixa qualquer emissora de rádio no “chinelo”. Apesar desse poderio, no entanto, algumas músicas não aparecem no Instagram mesmo que estejam acessíveis no Spotify — e agora o Canaltech explica por que isso acontece.

Por que certas músicas não aparecem no Instagram?

As respostas para essa pergunta envolvem fatores variados que, por muitas vezes, valem para aplicativos semelhantes como TikTok, Kwai e o próprio Spotify, pois todos eles dependem de licenciamento e de regras para disponibilizar canções em suas bibliotecas. Confira algumas possíveis explicações:

Continua após a publicidade

Direitos autorais

O mercado musical não é bagunça quando o assunto é o uso indevido de músicas protegidas por direitos autorais. Então muitas dessas faixas exigem permissão do detentor de seus direitos legais para reprodução — seja por parte de uma gravadora, de uma empresa ou até mesmo do próprio autor da faixa.

Sendo assim, pode ser que você não tenha encontrado determinada música porque o Instagram não conseguiu obter a autorização para compartilhá-la na plataforma.

Acordos de licenciamento

Continua após a publicidade

Ainda na questão legal, existem particularidades de um acordo de licenciamento que podem limitar a presença de certas canções na rede social. Como exemplo disso, vamos supor que o Instagram firmou um acordo com uma determinada empresa detentora dos direitos autorais de um artista “X” para levar suas obras para a rede social.

Parecia tudo certo até que, em dado momento, a companhia voltou atrás e resolveu limitar o número de faixas no acordo com o Instagram — sendo que algumas das músicas do artista ficaram de fora. Então esse pode ser o caso daquela faixa que você tanto gosta não estar presente para uso.

Além disso, em alguns casos, uma música não pode ser usada para fins comerciais, aí o Instagram limita as possibilidades para não violar o acordo que detém com o proprietário dos direitos autorais.

Continua após a publicidade

Alterações na biblioteca do Instagram

Nada é para sempre nessa vida, e isso também vale para as canções incluídas na biblioteca do Instagram. Pode ser que, por exemplo, certa faixa fizesse parte de uma ação promocional com tempo limitado na plataforma. Outro caso bem comum é uma música ferir alguma diretriz imposta pela plataforma, acarretando em seu banimento da biblioteca.

Remixes e versões covers

É possível que a música que você esteja procurando para adicionar em uma publicação se trate de um remix ou de uma versão cover da original. Esses tipos de faixas são um pouco mais difíceis de serem disponibilizadas no catálogo do Instagram porque a liberação de uso tem várias camadas de negociação.

Continua após a publicidade

Pode ser também que nem representante legal elas tenham para negociar a inclusão na biblioteca — o que torna suas chances de aparecerem no Instagram mais incertas.

Limitações geográficas

A biblioteca de músicas do Instagram não funciona exatamente da mesma maneira ao redor do globo — na verdade ela pode variar bastante conforme a localidade. Essa questão recai novamente em licenciamento de direitos autorais e seus detentores, pois eles podem restringir a presença de determinadas faixas em algumas regiões.

Há também a questão da censura, pois certas regiões simplesmente podem banir músicas em um país por elas transgredirem alguma lei local, por exemplo.

Continua após a publicidade

Questões técnicas

Esse fator é menos comum, mas pode ocorrer em casos nos quais a reprodução de determinadas faixas apresente problemas técnicos ou de incompatibilidade com o Instagram.

Um dos possíveis motivos para isso pode vir da dificuldade para integrar alguns serviços de streaming à rede social, seja por uma falha técnica ou por ausência de tecnologia adequada.

O que o Instagram diz?

Continua após a publicidade

Em resposta ao Canaltech, o Instagram disse que mantém acordos com os detentores de direitos autorais e visa proteger artistas, compositores e obras com base nessas mesmas parcerias.

“Muitas contas têm acesso à nossa biblioteca de músicas licenciadas, mas algumas contas empresariais ou tipos de publicações não têm. Isso acontece porque os nossos acordos com detentores de direitos têm o objetivo de permitir o uso pessoal e não comercial de músicas”, explicou.

Agora que você já entende sobre essa questão, é hora de aprender mais sobre como colocar música no Instagram. Inclusive, é possível adicionar uma faixa na sua própria bio.