Publicidade

Perfis falsos de Mark Zuckerberg estão aplicando golpes no Facebook e Instagram

Por| 26 de Abril de 2018 às 16h46

Link copiado!

Perfis falsos de Mark Zuckerberg estão aplicando golpes no Facebook e Instagram
Perfis falsos de Mark Zuckerberg estão aplicando golpes no Facebook e Instagram
Tudo sobre Facebook

De acordo com uma reportagem publicada inicialmente no The New York Times, a nova moda entre os estelionatários digitais é se passar pelo próprio Mark Zuckerberg e enganar usuários do Facebook e também do Instagram. O jornal apurou que, na maioria das vezes, os golpistas criam um perfil falso fingindo ser o CEO da rede social e abordam as vítimas via mensagem particular, afirmando que elas acabaram de ganhar um prêmio milionário.

Para resgatar o dinheiro, porém, o alvo é seduzido a fazer uma transferência de algumas centenas ou milhares de dólares para determinada conta — essa seria uma “taxa” de manutenção necessária para a retirada do presente. Obviamente, aqueles que eventualmente cairam no golpe jamais obtiveram nem o suposto prêmio e nem o valor investido de volta, visto que os criminosos bloqueiam seu perfil imediatamente.

Além de imitar o CEO, os golpistas também costumam se passar por Sheryl Sandberg, a atual chefe operacional do Facebook. Durante as investigações, o The New York Times encontrou 205 perfis falsos de Zuckerberg e 51 de Sheryl. Após alertar a rede social, todas as contas foram imediatamente excluídas. Um porta-voz da companhia se pronunciou sobre o assunto dizendo que encontrar tais perfis não é fácil, mas a equipe de moderação está se esforçando para melhorar nesse quesito.

Fonte: Engadget