Os 10 melhores jogos estilo puzzle para Facebook

Por Douglas Ciriaco

Há momentos em que você busca jogos mais desafiadores para passar o tempo, indo além daqueles títulos básicos e que pouco exigem da sua mente. Para isso existem os puzzles, alguns deles verdadeiros quebra-cabeças que vão abusar do seu raciocínio.

Assim, jogos que demandam muita análise, paciência e raciocínio lógico, por exemplo, têm seu lugar especial dentro do grande arco da jogatina casual. E eles existem das mais variadas formas, com as mais diversas estruturas e em basicamente todas as plataformas nas quais é possível jogar alguma coisa.

Isso inclui também a web e, de modo mais específico, o Facebook, um dos sites mais acessados em todo o planeta. Então, nós selecionamos 10 dos melhores games estilo puzzle disponíveis na rede social criada por Mark Zuckerberg, confira:

1. Jigsaw World

Jogos puzzle para Facebook

Se vamos falar de jogos que quebram a cabeça, nada mais justo do que começar por um quebra-cabeça de fato. Em Jigsaw World, você encontra milhares de desafios do gênero, com dezenas de peças que devem ser agrupadas do jeito correto para formar uma imagem única. Aqui, não há como ficar sem ter o que fazer, pois é opção que não acaba mais.

Além disso, caso você finalize todos os desafios, ainda há a opção de usar uma imagem própria para transformá-la em quebra-cabeça. Assim, você pode enviar uma foto que você mesmo tirou ou então encontrar na web uma que pode vir a ser um obstáculo bastante desafiador. Enfim, Jigsaw World é uma coleção quase infinita de desafios para você trabalhar a mente.

2. Bee Brilliant

Jogos puzzle para Facebook

O mundo das abelhas vai tomar conta do seu monitor em Bee Brilliant. Por aqui, você deve alinhar as abelhas e fazer combos de pelo menos três delas. Assim, vai eliminando todos os insetos da tela e, conforme supera os desafios, vai passando de fase. Ao todo, são 460 níveis que você deve solucionar para zerar o jogo.

Além disso, Bee Brilliant conta com seis modalidades de jogo distintas, oferecendo mais variedade para o jogador. Há ainda a opção de desafiar amigos para ver quem é o melhor na hora de manipular as abelhas. Por fim, você conta também com uma série de suprimentos que incrementam ainda mais as possibilidades de jogo.

3. Bubble CoCo

Jogos puzzle para Facebook

Existem várias versões destes jogos em que você comanda um canhão que dispara bolhas coloridas em um amontoado de outras bolhas coloridas. Um destes é Bubble CoCo, jogo que conta com milhares de jogadores ao redor do mundo e é uma das opções mais interessantes do tipo disponíveis atualmente no Facebook.

Neste game, você está ao lado das galinhas e precisa lutar para resgatar seus pequenos filhotes, pois todos foram sequestrados por uma raposa. Assim, sua jornada se desenrola em inúmeras fases em que você deve ter boa mira e uma certa paciência para concluir todos os desafios de maneira precisa. Há, dentro do jogo, uma série de itens (pagos, inclusive) que podem incrementar a jogatina.

4. Doodle God

Jogos puzzle para Facebook

Você já pensou em assumir o papel do Criador? Então experimente um pouco desta sensação em Doodle God, um game online no qual você está no comando de tudo e deve combinar diversos elementos para criar os mais variados universos que iremos conhecer. Assim, você precisa desenvolver desde os mais insignificantes microrganismos até exércitos poderosos — e tudo isso antes mesmo de colocar a mão na massa propriamente dita.

Mas não pense que tudo são flores na vida de um Deus todo poderoso: enquanto você trabalha para trazer um novo universo à vida, é possível se deparar com pragas e outros problemas que surgem de maneira espontânea. Assim, é preciso trabalhar para dar vida aos mais brilhantes sujeitos de um planeta, mas tomar cuidado para que descuidos não levem tudo por água abaixo.

5. Bubble Witch 2 Saga

Jogos puzzle para Facebook

A King é uma das principais desenvolvedoras da atualidade quando se trata de jogos para web e plataformas mobile. Responsáveis por títulos como Farm Heroes e Candy Crush, ela também criou Bubble Witch 2 Saga, outro título em que seu objetivo é disparar bolinhas coloridas em um amontoado de outras bolas.

Aqui, você deve ajudar Stella e seus gatos na hora de colocar os espíritos malignos para correr. Então, seu grande objetivo é libertar o País das Bruxas de seres que querem destrui-lo, passando por diversos cenários e estourando a maior quantidade de bolhas possível para cumprir o seu objetivo.

6. Mystery Manor: Hidden Adventure

Jogos puzzle para Facebook

Mistérios e vários objetos ocultos vão levar você para inúmeros caminhos sinistros em Mystery Manor: Hidden Adventure. Este jogo é uma mistura de puzzle com aponte e clique, está repleto de diálogos e coloca seu personagem dentro de uma mansão nada convidativa. Aos poucos, você descobre novas salas, novos personagens e novos desafios.

Aos poucos, os mistérios vão se revelando e a história vai tomando forma, mas os desenvolvedores prometem um jogo que nunca acaba. Então, prepare-se para adentrar em um mundo repleto de suspense e que vai exigir bastante atenção da sua parte para superar cada um dos vários cenários existentes por aqui.

7. Papa Pear Saga

Jogos puzzle para Facebook

Outro título desenvolvido pela King, Papa Pear Saga é um game bastante diferente de todos os outros indicados nesta lista. Nele, você dispara o Papa Pear para um mundo repleto de barras, pinos e outros elementos pelos quais ele vai quicar de forma insana. São diversas aventuras por vários ambientes distintos, tudo isso em um jogo que cresce aos poucos quando o assunto é desafio.

Em Papa Pear Saga você pode enfrentar todos esses obstáculos sozinho ou então é possível desafiar amigos a fim de descobrir quem é o melhor. Como o jogo está disponível também para plataformas móveis, como Android e iOS, você pode dar sequência em sua jornada pelo tablet, smartphone ou PC.

8. Sugar Smash: Book of Life

Jogos puzzle para Facebook

O filme Festa no Céu, de 2014, foi produzido por Guillermo del Toro e dirigido por Jorge R. Gutierrez e foi um sucesso de crítica e de público. Além das sequências que ganharam as telonas do mundo todo, a obra também virou jogo eletrônico em Sugar Smash: Book of Life, um lugar repleto de doces para você quebrar a cabeça.

Aqui, você tem um game baseado na clássica estrutura de alinhar pedras (doces, no caso), mas os formatos das fases são pouco convencionais. Isso acaba gerando mais desafio e significa um excelente diferencial, que, somado a mais de 90 níveis com a mesma pegada visual da animação, cria uma ótima experiência de jogo.

9. Tetris Battle

Jogos puzzle para Facebook

Não há como falar em desafios de raciocínio sem citar Tetris. O game, criado na antiga União Soviética, é um dos mais populares de todo o planeta, inspirando milhares de versões ao longo das últimas três décadas, desde que foi criado. Tetris Battle é uma versão oficial criada pela Electronic Arts e que está disponível gratuitamente no Facebook.

O game faz grande sucesso entre os usuários da rede social, contando com milhões de adeptos ao redor do mundo. Aqui, você enfrenta seus amigos e outras pessoas cadastradas no Facebook em partidas online, então se esforce para provar que você pode se sair melhor do que os rivais na hora de organizar as peças que caem do topo da tela.

10. Panic Room: Casa dos Segredos

Jogos puzzle para Facebook

Um quarto no qual um gênio foi aprisionado é o palco de Panic Room: Casa dos Segredos. Aqui, os enigmas estão espalhados por todos os cantos e você deve encontrar os objetos capazes de levá-lo adiante. Você foi aprisionado e precisa montar os quebra-cabeças a fim de conhecer mais sobre o seu raptor e também sobre os seus colegas nessa jornada.

Além disso, o suspense se torna ainda maior quando você descobre que os habitantes da casa estão divididos em dois grupos — e que você precisa aderir a um deles. Assim, você vai solucionando os mistérios, desvendando o suspense e chegando cada vez mais próximo do final desta aventura sombria.

Você conhece algum jogo que deveria estar nesta lista, mas ficou de fora? Então compartilhe a sua dica aqui embaixo, na caixa de comentários.