Os 10 melhores jogos de estratégia para Facebook

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Reprodução

Dentre os mais variados gêneros disponíveis no mundo dos games, a estratégia figura entre um dos mais variados. Isso porque ela sempre acaba se misturando com outros estilos, seja guerra ou simulador, seja para conquistar um país vizinho ou para desenvolver a sua cidade.

O Facebook, que atua também como uma grande plataforma para jogos virtuais, oferece uma porção de jogos de estratégias para seus usuários. Criados pelas mais variadas empresas de desenvolvimento, a maioria deles é multiplataforma e pode ser experimentada tanto do PC quanto do smartphone ou tablet.

Então, confira agora a nossa seleção com 10 jogos de estratégia imperdíveis e que podem ser jogadores diretamente do Facebook em seu navegador.

1. Clash of Clans

Jogos de estratégia para Facebook

Clash of Clans é um jogo de estratégia daqueles que viraram febre entre portáteis e PC, com vendas feitas dentro do jogo para incrementar seus recursos, mas com muita coisa gratuita para se aproveitar sem gastar nada. Aqui, você vai poder jogar sozinho ou em grupo, devendo encontrar o ponto fraco de seus adversários e partir para o ataque.

Além disso, como o nome já sugere, você poderá formar clãs com outros jogadores — escolha um já existente ou crie o seu próprio para agregar a sua turma. Enfim, com o objetivo de acumular ouro e elixir para desenvolver sua cidadela, não poupe esforços para dominar qualquer rival.

2. Red Army

Jogos de estratégia para Facebook

Estratégia e guerra tradicional já é uma mistura mais do que clássica. Red Army resgata esse mix e coloca você como um general do exército da extinta União Soviética. Apesar de ser uma obra de ficção, o jogo conta com reproduções bem interessantes de batalhas reais disputadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao partir para a batalha, você pode comandar seus esquadrões em até seis frentes de batalha diferentes. Tudo isso temperado por um ótimo apelo visual e efeitos sonoros que colaboram ainda mais para o realismo das coisas.

3. Total Domination

Jogos de estratégia para Facebook

Eventos em um planeta Terra pós-apocalíptico também abrem brecha para grandes jogos, e este é o caso de Total Domination. Após a destruição da civilização, a guerra acaba sendo a única saída para que os agrupamentos humanos se mantenham vivo, então desenvolva a sua colônia e ataque para sobreviver.

Nesse processo, você deve investir em pesquisas para recuperar a indústria da sua região. Além disso, esses investimentos trarão mais resultados, como o desenvolvimento de novas tecnologias, armas e muito mais, tudo para ajudá-lo na criação de seu próprio império sobre os escombros de um mundo destruído.

4. Clash of Kings

Jogos de estratégia para Facebook

Mais uma mistura de reinos, guerra e estratégia, Clash of Kings coloca jogadores do mundo todo para se enfrentarem em um grande palco. Aqui, cada um deve desenvolver o seu próprio reinado, fazer evoluir seu povo e suas capacidades de guerra para, com tudo isso, dominar os adversários.

Mas você não estará sozinho: neste game, é possível juntar até 100 jogadores em uma mesma aliança. Seus líderes no campo de batalha são os heróis, que contam com opções para personalização e ainda podem ser evoluídos ao longo do tempo. Desenvolva suas cidades, crie suas fortalezas e mostre que você é o rei.

5. Throne Rush

Jogos de estratégia para Facebook

A fórmula de Throne Rush é bem parecida com a maioria dos títulos listados até agora: na era medieval, você deve desenvolver sua cidade para transformá-la em um grande reino. Para isso, é preciso não ter piedade de seus rivais, então o foco aqui é desenvolver rapidamente a sua região para atacar os vizinhos.

Além das tarefas principais, o game conta ainda com uma série de eventos secundários que você pode fazer. Ao concluir tais eventos, você ganha pontos de experiência, dinheiro ou comida, itens sempre muito bem-vindos em qualquer jogo de estratégia.

6. Knights: Clash of Heroes

Jogos de estratégia para Facebook

Estratégia com boas doses de guerra e fantasia também não faz mal a ninguém, então Knights: Clash of Heroes não poderia ficar de fora desta lista. Com batalhas PvP (jogador versus jogador) e combates em grupo, você pode usar e abusar de artefatos mágicos contra os seus adversários.

Além disso, aqui é possível fazer parte de um Ordem de Cavaleiros — ou criar a sua própria —, algo ideal para tornar a experiência do jogo mais social e interativa. Então procure seus aliados e esteja preparado, pois o mal está se espalhando rápido pela ilha de Greenmeer.

7. Summoner's Gate: War of Clans

Jogos de estratégia para Facebook

Mais uma vez, estratégia e fantasia se misturam de forma explosiva. Summoner's Gate: War of Clans coloca você para comandar seu reino em um mundo caótico no qual quase todo mundo é inimigo. Porém, você pode formar clãs com seus amigos e aliados para aumentar a força de todos e também compartilhar armas e estratégias.

Além disso, aqui você pode participar de verdadeiras batalhas épicas com dezenas de tropas se engalfinhando em duelos mortais. Então, prove que você consegue levar seu reino para frente, formar as mais fortes alianças e vencer todos os rivais.

8. Colonizers

Jogos de estratégia para Facebook

Outro tema recorrente quando se fala de jogos de estratégia é a colonização espacial levada a cabo por seres humanos. Em Colonizers, nós conseguimos chegar a outro planeta, mas ele não estava sozinho. Vidas não apenas inteligentes, mas bastante violentas, habitavam o local.

Então, enquanto você instala e desenvolve a sua base militar em outro planeta, deve combater hordas de aliens e insetos bizarros, sempre prontos para acabar com você. Piratas espaciais e anciãos místicos dão alguns toques especiais ao game.

9. Castle Clash: The New Adventure

Jogos de estratégia para Facebook

Mais um “clash” para esta lista, desta vez Castle Clash: The New Adventure. Com uma pegada de animação em 3D, o game instiga você a criar seu próprio trajeto rumo a glória. Para isso, reúna legiões de heróis, fortaleça seus exércitos e conquiste na base da luta o posto de grande senhor da guerra.

Com boas doses de fantasia, seus exércitos podem ser compostos por elfos, anões, bestas, robôs e muito mais — ou seja, não é por falta de seres fantásticos que você vai passar algum aperto neste game. Então, vamos lá, prepare-se para a guerra.

10. Battlefront Heroes

Jogos de estratégia para Facebook

A última dica de hoje é Battlefront Heroes, outro game com aspecto de animação 3D. Aqui, você deve erguer sua própria fortaleza militar para evitar ser derrotado pelos seus inimigos. Além disso, é possível formar alianças contra outros jogadores, algo essencial para ter a quem recorrer na hora da dificuldade.

Além disso, você ainda precisa fortalecer seu exército, algo essencial para conseguir superar todos os adversários. Enquanto tudo isso acontece, você deve ir atrás de recursos naturais e pode ganhar prêmios dentro do jogo.

Será que cabem mais alguns jogos nesta lista? Se você conhece algum bom game de estratégia para o Facebook, compartilhe a sua sugestão nos comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.