Os 10 melhores jogos de batalhas de cartas para Facebook

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

Nomes como Magic the Gathering, Pokémon, Yu-Gi-Oh! e Spellfire são bastante conhecidos entre fãs de card games. Estes jogos, que colocam jogadores para duelarem com cartas em uma estrutura até certo ponto complexa, com monstros e outras criaturas fantásticas dentro de cenários variados, fazem muito sucesso em todo o mundo.

Mas, além do mundo real, os card games também contam com versões bem interessantes no âmbito dos jogos eletrônicos. Atualmente, a web está repleta de grandes títulos capazes de envolver milhares de pessoas ao redor do mundo na jogatina.

Mesmo no Facebook, a mais famosa rede social do planeta na atualidade, há uma quantidade variada de jogos deste tipo. Nós listamos 10 dos melhores card games que você vai encontrar na plataforma criada por Mark Zuckerberg. Confira:

1. Eredan Arena

Jogos de batalhas de cartas para Facebook

Uma mistura de cartas e dados vai colocar você e um oponente dentro de um duelo épico. Em Eredan Arena, seu baralho tem cinco cartas e é preciso elaborar uma estratégia para extrair o melhor das criaturas que você possui. Além disso, jogar os dados torna possível incrementar ainda mais o poder de seus monstros.

Além disso, você pode ganhar personagens colecionáveis, que são os heróis de Eredan Arena. Estes personagens aumentam seu deck e vão evoluindo conforme você joga, desenvolvendo novos poderes e aumentando a força de seu baralho.

2. Super Trunfo Battle Cards

Jogos de batalhas de cartas no Facebook

Aqui no Brasil, antes dos principais nomes das batalhas de cartas ganharem popularidade, o grande nome do gênero era Super Trunfo. O famoso game da Grow tem uma versão digital bastante competente, que reúne diversos temas diferentes para você se divertir com os seus amigos.

Aqui, você monta o seu baralho e deve escolher bem os trunfos de cada carta para poder se dar bem nos duelos contra os demais jogadores. O jogo é totalmente nacional e, portanto, está em nosso idioma e repleto de outros brasileiros para você enfrentar.

3. Monster Battles: TCG

Jogos de batalhas de cartas para Facebook

Qualquer semelhança com Pokémon não é mera coincidência. Monster Battles: TCG é um game abertamente inspirado em um dos desenhos japoneses mais famosos do mundo. Aqui, os monstros são colecionáveis e você pode capturá-los conforme joga, criando um verdadeiro exército de criaturas.

Eles estão divididos em oito grandes categorias, cada uma representada por um elemento. Assim, os monstros têm algumas características individuais e outras relacionadas à classe que pertencem. Então, você parte pelo mundo enfrentando desafios, duelando contra outros jogadores e aumentando a sua coleção de monstros.

4. Battlegrounds of Eldhelm

Jogos de batalhas de cartas para Facebook

Com uma pegada mais épica, ideal para fãs de jogos como Dungeons & Dragons, Senhor dos Anéis e outros de inspiração medieval, Battlegrounds of Eldhelm permite a você ser um herói controlando um grupo de heróis. Você vai colecionando cartas, adquirindo novos elementos e montando o seu baralho.

Conforme avança de nível (afinal este é um jogo de RPG), você pode distribuir pontos de habilidades entre as suas cartas. Para aumentar a força de seu grupo, é possível combinar cartas e aproveitar as peculiaridades de cada raça (humanos, elfos e orcs) e de cada classe de ataque (corpo a corpo, à distância e conjuração).

5. Phantom Chronicle

Jogos de batalhas de cartas para Facebook

Phantom Chronicle promete ser um jogo simples para quem não tem muito tempo, mas não abre mão de se divertir em um card game. Aqui, inúmeros fantasmas aguardam por você em um deserto sombrio, deixando o clima do jogo bastante tenso.

A você, resta enfrentar seus inimigos e capturar fantasmas para aumentar a sua coleção. Quanto maior a coleção, maior a chance de montar um deck poderoso para superar qualquer desafio dentro deste game.

6. BloodRealm

Jogos de batalhas de cartas para Facebook

Em BloodRealm, você vai lutar contra a tirania dos deuses para ter o direito ao livre arbítrio. Nessa jornada, você molda seus soldados e cria campeões, colocando suas cartas no tabuleiro e batalhando para criar o baralho perfeito.

Conforme você acumula experiência dentro do jogo, pode adquirir novos campeões e derrotar os soldados rivais. Em jogos de cartas alucinantes, você ganha novas opções para o seu deck e, depois de tudo isso, pode desafiar seus amigos para duelos épicos.

7. Rise of Mythos

Jogos de batalhas de cartas para Facebook

Centenas de cartas únicas customizadas estão à sua espera em Rise of Mythos. Aqui, você adquire novas cartas e pode trocá-las para ir moldando seu baralho, deixando-o cada vez mais poderoso nesta mistura insana de trade card game com MMORPG.

Além disso, você pode criar alianças com os seus amigos a fim de deixar o grupo cada vez mais forte. Assim, é possível lutar contra os grupos tiranos que se espalham por Rise of Mythos, adquirindo novos personagens para incrementar o seu baralho.

8. Star Era

Jogos de batalhas de cartas para Facebook

Se você prefere traços mais orientais, Star Era é uma ótima opção. Uma mistura muito bem feita de ficção científica e seres fantásticos, este jogo leva você a uma enorme cidade espacial onde há muito o que fazer. Você explora os mistérios do lugar e, assim, adquire novas cartas por meio de duelos.

Os traços aqui são de obra de inúmeros artistas chineses e japoneses, ou seja, a arte e a cultura oriental estão presentes. Nos duelos, você se envolve em batalhas enormes e explosivas, podendo interagir e cooperar com seus amigos enquanto coloca suas cartas na mesa.

9. Rage of Bahamut

Jogos de batalhas de cartas no Facebook

Originalmente desenvolvido para Android e iOS, Rage of Bahamut é outro card game de batalha com versão para Facebook. Nele, você tem centenas de cartas colecionáveis e pode enfrentar milhões de jogadores reais espalhados por várias partes do mundo. Ele conta com características especiais quanto à jogabilidade e à estrutura de jogo em si, algo que aumenta a “durabilidade” do game.

Além disso, você escolhe se quer fazer aliados ou enfrentar tudo sozinho, passa por inúmeras aventuras paralelas às missões principais e conta com batalhas rápidas e simples em qualquer lugar. Assim, é possível experimentar tudo aquilo que Rage of Bahamut oferece sem tanta enrolação.

10. Phantom Chronicle Rush Fire

Jogos de batalhas de cartas para Facebook

Em Phantom Chronicle Rush Fire, você tem uma variedade enorme de cartas para colocar a guerra em prática. No game, é possível solicitar a ajuda de amigos para enfrentar um determinado oponente.

Alguns itens incrementam o poder de suas criaturas e ainda existe a possibilidade de fundir duas cartas para criar um monstro novo e mais poderoso. Conforme você enfrenta e vence os desafios, ganha novas e belíssimas cartas para aumentar o seu baralho. Aos poucos, você cria um deck ainda mais fortes.

Lembrou-se de algum game que deveria estar nesta lista? Então compartilha sua dica aqui embaixo, na caixa de comentários.