Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O Reddit nutre e monetiza supremacia branca e ódio, diz ex-CEO do fórum

Por| 02 de Junho de 2020 às 23h00

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/EllenPao.com)
(Imagem: Reprodução/EllenPao.com)

O Reddit recebeu duras críticas de uma de suas principais figuras de tempos antigos: a antiga CEO da rede de fóruns online, Ellen K. Pao, acusou a empresa de não fazer o suficiente para coibir discursos de ódio veiculado em suas páginas, propagados por usuários que se valem de uma política mais liberal de postagens.

Respondendo a uma postagem do próprio Reddit, onde a rede sinalizava apoio ao movimento “#BlackLivesMatter”, Pao disse: “Sou obrigada a denunciar: vocês deveriam ter desligado o [subfórum] ‘The_Donald', em vez de amplificá-lo e ampliar o seu ódio, racismo e violência. Muito do que está acontecendo agora está a seus pés. Vocês não podem dizer ‘BLM’ [#BlackLivesMatter], quando o Reddit nutre e monetiza a supremacia branca e o ódio todo dia”.

A executiva, que hoje ocupa a posição de cofundadora e CEO da organização “Project Include”, referiu-se ao subfórum conhecido como “The_Donald”, uma página de postagens dentro do Reddit que nasceu em 2016, durante as eleições presidenciais que levaram Donald Trump à Casa Branca. Na ocasião, o subfórum tornou-se conhecido por veicular teorias de conspiração e vários posts de discursos de ódio, comumente direcionados a negros e imigrantes.

Continua após a publicidade

Atualmente, o “The_Donald” ainda segue disponível dentro do Reddit, embora esteja listado sob o guarda-chuva que a rede de fóruns refere-se como “Quarentena” — uma parcela da comunidade para qual um subfórum é realocado “devido a problemas significativos denunciados e constantes violações sobre conteúdo violento e outros aspectos” da política da empresa. Fóruns em quarentena podem ser normalmente acessados, embora estejam escondidos em páginas de verificação que demandam que apenas membros verificados, identificados e com e-mails listados possam acessá-lo. Basicamente, você pode abrí-lo com alguns cliques a mais do que o normal.

Durante sua gestão como CEO do Reddit, Ellen K. Pao sofreu constantes ataques abusivos da comunidade após ela demitir Victoria Taylor, à época a gerente responsável pelo popular subfórum “Ask Me Anything”, que costuma receber personalidades famosas em interações diretas com os usuários da plataforma. Os motivos da demissão nunca foram esclarecidos pelo Reddit, mas Pao recebeu atribuição de culpa no caso. Antes disso, porém, ela já vinha sofrendo ataques dentro e fora da rede por implementar práticas de moderação de conteúdo, no intuito de combater propagações de discursos de ódio, o que usuários entenderam ser contra a até então conhecida política de “vale tudo” nas postagens do site.

Continua após a publicidade

Em sua carta de despedida, ela escreveu: “Em meus oito meses como CEO do Reddit, eu vi o bom, o ruim e o horrível na plataforma. O bom foi incrivelmente inspirador, e o feio me fez duvidar da humanidade”.

O Reddit não comentou sobre a resposta de Pao no Twitter.

Fonte: Ellen Pao (via Twitter); Reddit; The Guardian (1) (2)