Novo ataque rouba contas do Instagram e as redireciona para domínio russo

Por Rafael Arbulu | 14 de Agosto de 2018 às 10h04
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

Segundo informações do Mashable, que conversou com diversos usuários do Instagram, um novo hack pode estar em curso na rede social: diversas pessoas reportaram que seus nomes de usuário “sumiram”, tendo sido alterados e redirecionados para e-mails com o domínio “.ru”, pertencente à Rússia. Ao site, o Instagram negou que isso fosse um ataque direto à plataforma e está averiguando os casos a medida que eles são reportados.

O ataque só é percebido quando usuários abrem o aplicativo em seus smartphones ou tentam acessar seu feed no computador. Neste momento, a pessoa vê que está deslogada da própria conta. Ao tentar logar-se de volta, recebe a mensagem de que seu usuário não existe. Porém, ao acessar o feed de seguidores diretamente, o usuário ainda está lá, porém com o "@usuário”, fotos de perfil e biografia alterados. Mais além, o “dono” da conta agora é alguém com um e-mail com domínio russo.

Essas evidências foram reportadas à conta oficial do Instagram no Twitter e são as únicas similaridades persistentes em todos os casos. Até o momento, o time de segurança da rede social, ainda em conversa com o Mashable, negou que isso fosse parte de um ataque coordenado à plataforma, pois não foram encontrados indícios que indicassem um aumento do volume de invasões, dando a entender que vão averiguar caso a caso.

Em alguns casos, nem mesmo a verificação em duas etapas salvou os usuários. O invasor simplesmente ganhou acesso à conta e desabilitou essa opção. Uma busca no Twitter e algumas threads postadas no Reedit, contudo, sugerem um crescente aumento nos casos e, embora a situação tenha vindo a público há alguns dias, algumas publicações sugerem que as invasões tenham começado a meses.

Em nenhum perfil oficial do Instagram a empresa menciona os ataques ou mesmo sugere alguma sugestão de solução.

Fonte: Mashable, Twitter, Reedit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.