Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nos EUA, Facebook fecha grupo de 200 mil membros sobre teoria da conspiração

Por| 07 de Agosto de 2020 às 21h45

Link copiado!

Nos EUA, Facebook fecha grupo de 200 mil membros sobre teoria da conspiração
Nos EUA, Facebook fecha grupo de 200 mil membros sobre teoria da conspiração
Tudo sobre Facebook

Constantemente pressionado a dar menos espaço para notícias falsas, discursos de ódio e conteúdos extremistas de cunho político, o Facebook virou notícia nesta sexta-feira (7) ao apagar um grupo que continha mais de 200 mil membros registrados. A comunidade em questão era a “Official Q/QAnon”, formada por estadunidenses simpatizantes de uma teoria da conspiração que defende um conluio secreto para derrubar o presidente Donald Trump.

Ao Business Insider, um porta-voz da rede social explicou que a exclusão foi realizada porque os integrantes do fórum estavam postando “repetidamente” conteúdos que violam as suas políticas de uso; a companhia não deixou claro, porém, qual era o teor das publicações e tampouco quais artigos específicos da política eles infringiram. Embora o fato tenha atingido a mídia nesta sexta, o grupo foi deletado na terça-feira (4).

O movimento QAnon surgiu de um tópico de discussão no "imageboard 4chan", famoso por ser o berço de campanhas e grupos de ativismo — na maioria das vezes, de idoneidade duvidosa. Os simpatizantes da teoria acreditam que existe um “governo universal secreto” que controla todo o planeta e deseja derrubar o presidente republicano, visto que sua eleição acabou atrapalhando grande parte de seus planos.

Continua após a publicidade

O Official Q/QAnon, vale observar, é apenas o segundo maior grupo no Facebook a respeito de tal teoria — o primeiro deles, ainda mais numeroso, segue em pleno funcionamento (tal como comunidades menores). Curiosamente, no fim do mês passado, o Twitter também fez uma limpa e deletou mais de 7 mil contas relacionadas ao movimento QAnon.

Fonte: Business Insider