MySpace admite ter perdido 12 anos de músicas publicadas por seus usuários

Por Rafael Arbulu | 18 de Março de 2019 às 11h20

O MySpace, embora muitos não acreditem, ainda segue firme (porém não tão forte) no mercado de redes sociais: firme o suficiente, parece, para cometer alguns erros bem notáveis. A empresa admitiu que uma mudança recente de servidores fez com que ela perdesse aproximadamente 12 anos de dados de seus usuários. De acordo com ela, fotos, músicas, vídeos e quaisquer outros uploads feitos há mais de três anos podem nunca estar mais disponíveis.

Com uma mensagem relatando a migração, finalizada por um “Desculpe pela inconveniência”, o MySpace foi criticado por diversos usuários, antigos e atuais. Andy Baio, um dos co-fundadores do site de financiamento coletivo Kickstarter, disse que duvidava de isso se tratar de um acidente técnico, acusando a empresa de buscar economizar custos de servidor ao não migrar todo o seu conteúdo.

O comunicado do MySpace ainda traz o contato direto da Dra. Jana Jentzsch, a responsável pela proteção de dados dos usuários na empresa, que ainda não se manifestou.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O MySpace foi fundado em 2003 e é tido por muitos como um dos primeiros projetos bem-sucedidos de rede social. Durante seu auge, amealhou extrema popularidade, chegando a ser o site mais acessado da internet, superando o próprio Google, em 2006. Desde então, porém, a entrada de redes mais novas e com mais recursos, como Facebook e Twitter, foram minando a popularidade da empresa, que, em 2015, relatava uma base ativa de 50,6 milhões de usuários.

Diversos artistas hoje proeminentes começaram suas carreiras postando vídeos e músicas no MySpace, destacando entre eles: Justin Bieber, Arctic Monkeys, Adele, The Weeknd e o falecido DJ Avicii. Não está claro se seus trabalhos iniciais também foram perdidos.

Fonte: BBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.