Publicidade

Locadores do Airbnb usam grupos no Facebook para expor dados e fotos de hóspedes

Por| 31 de Outubro de 2019 às 23h30

Link copiado!

airbnb
airbnb
Tudo sobre Airbnb

Milhares de locadores de curto prazo no Airbnb e Vrbo usaram grupos fechados do Facebook para fofocar sobre seus hóspedes, compartilhando informações e até mesmo fotos pessoais dos locatários. De acordo com o Skift, as conversas apareceram em pelo menos dois casos: em “Lista negra de hóspedes do Airbnb” e “Comunidade anfitriã do Airbnb — desabafar recomendar e discutir”.

Ambos foram criados para que os anfitriões pudessem alertar demais locadores sobre hóspedes dos quais eles não gostaram. Em muitos relatos, foram publicados nomes, fotos e outros dados de identificação — o que é uma violação dos padrões da comunidade do Airbnb.

Em uma postagem no grupo “Comunidade anfitriã do Airbnb — desabafar recomendar e discutir”, que contava com 16.715 membros, um host postou uma imagem e um perfil de uma pessoa das Filipinas, juntamente com uma mensagem do cliente com referência à sua orientação sexual: "Oi. Gostaria de saber se está bom levar um cara para uma das minhas estadias? Para o caso de eu ter conseguido me encontrar com alguém lá? Obrigado".

Continua após a publicidade

Na resposta, o locador ainda fez piada sobre o ocorrido antes de dizer que recusou a negociação. Em outro post, uma mulher compartilhou uma foto que, segundo ela, mostrava um de seus convidados urinando em seu quintal, junto com o nome do hóspede, reclamando que "esses porcos não podem se dar ao trabalho de entrar no banheiro e estão mijando em todo o meu quintal” — embora muitos pensem que ela até tivesse motivação razoável para querer expor os mal-educados, eles são clientes e essa atitude vai contra as políticas de uso dos apps de locação de imóveis, bem como das redes sociais.

Facebook bloqueou os grupos

Um porta-voz do Facebook confirmou que o grupo “Lista negra de hóspedes do Airbnb” foi removido por violar seus termos de uso. A empresa diz que está investigando a outra comunidade citada na denúncia.

Ainda, um representante do Airbnb afirmou ao Business Insider que tomará medidas caso confirme que as postagens realmente violavam os padrões de sua comunidade. As regras impedem que os locadores exponham informações pessoais dos hóspedes, como nomes ou fotos — o que, de acordo com a denúncia, teria sido feito.

Continua após a publicidade

Fonte: Skift, via Business Insider