Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 itens que não podem ser vendidos no Marketplace do Facebook

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Janeiro de 2023 às 20h00

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

O Facebook deixou de ser, há tempos, apenas um espaço para conversar com outras pessoas e postar conteúdo. Um exemplo disso é o Marketplace, espécie de classificados digital onde você pode anunciar produtos e serviços e também encontrar itens anunciados por outros usuários. No entanto, nem todos os tipos de itens podem ser vendidos no Marketplace do Facebook.

Se você tem interesse em vender na plataforma, é importante conferir quais itens não podem ser anunciados. Aqui, o Canaltech vai ensinar como proceder caso você encontre um produto inadequado na plataforma e também o que fazer caso o seu anúncio seja removido.

Tipos de itens que não podem ser vendidos no Marketplace

Continua após a publicidade

Qualquer tipo de anúncio de itens com cunho discriminatório, veiculação de notícias, jogos de azar ou drogas é proibido pela plataforma. Além desses, os seguintes produtos também não podem ser anunciados:

1. Serviços e empregos

O Facebook não aceita nenhum tipo de anúncio relacionado a trabalho no Marketplace. Caso você esteja oferecendo um serviço, como limpeza ou consertos, ou anunciando uma vaga de emprego de qualquer tipo, seu anúncio será provavelmente removido pela plataforma.

2. Conteúdo digital

Continua após a publicidade

Qualquer tipo de produto ou serviço que facilite a veiculação de serviços de streaming, como aparelhos ou contas para acessar Netflix, Amazon Prime e outros do gênero, não pode ser anunciado no Marketplace do Facebook. Além de infringir os direitos da plataforma, o autor pode ser denunciado por pirataria.

3. Itens destinados a adultos

Álcool, cigarro e quaisquer itens destinados a maiores de 18 anos estão proibidos. Produtos com cunho pornográfico de qualquer tipo também têm o anúncio proibido pela plataforma.

4. Animais e produtos de origem animal

Continua após a publicidade

Nenhum comércio de animais, em especial animais silvestres ou em risco de extinção, são permitidos na plataforma. Produtos de origem animal, como óleos, ou partes de animais para decoração, como chifres e pele, também não podem ser anunciados. Outro tipo de comércio envolvendo animais que é proibido são os anúncios para doações de animais domésticos.

5. Remédios ou produtos de saúde

Remédios, para pessoas ou animais, estão proibidos na plataforma, visto que exigem receita médica para comércio. Outros itens, como kit de primeiros socorros, termômetros ou lentes também não podem ser anunciados.

Como denunciar um anúncio irregular

Continua após a publicidade

A denúncia só deve ser feita se o produto em questão for enganoso, ofensivo ou infringir alguma das políticas comerciais da plataforma - essa opção não deve ser usada para prejudicar outros anunciantes. Confira abaixo como realizar um denunciamento.

  1. Acesse o Facebook (Android | iOS) e toque no ícone do Marketplace no topo da tela;
  2. Acesse a página do produto e toque no ícone no canto superior direito;
  3. Escolha "Denunciar anúncio" e escolha o motivo da denúncia;
  4. Siga os passos indicados na tela para concluir.

O que fazer se seu anúncio for denunciado

Continua após a publicidade

As formas mais comuns de punição incluem anúncio retirado do Marketplace ou perda de acesso à função. Se acredita que não violou nenhuma das políticas da plataforma, você pode tocar no ícone do Marketplace e a opção "Solicitar análise" estará disponível.