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Instagram vai começar a informar quando uma postagem é patrocinada

Por| 14 de Junho de 2017 às 11h23

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Instagram vai começar a informar quando uma postagem é patrocinada
Instagram vai começar a informar quando uma postagem é patrocinada
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Se tem uma coisa que as redes sociais fizeram muito bem foi misturar publicidade com publicações do cotidiano sem que o usuário comum perceba a diferença entre uma e outra. Na era em que a postagem feita por um influenciador digital tem um apelo maior do que um comercial de TV, mesclar anúncio à timeline das pessoas foi uma jogada muito inteligente por parte das empresas — embora seja muito delicado tirar essa distinção que era tão clara para o público. E, pelo menos no Instagram, essa diferenciação voltará a ser um pouco mais clara.

A rede social está trabalhando em um modo de fazer com que publicidade e postagens orgânicas fiquem mais distintas para o usuário. A partir de agora, quando uma empresa pagar por uma publicação, isso será destacado logo acima da imagem. Um aviso de “Parceria paga” será estampado exatamente entre o autor da imagem e a foto, evitando que as pessoas acreditem que aquela publicação é orgânica.

Segundo o Instagram, essa mudança vem exatamente para tornar sua comunidade mais saudável, pois acredita que isso só é possível quando as informações sobre essas parcerias publicitárias são claras para todo mundo. Em outras palavras, a ideia é não deixar mais que companhias enganem o usuário ao fazer com que ele ache que determinado influenciador está falando bem de determinada marca por livre e espontânea vontade ou mesmo que dispensem hashtags comuns em postagens do tipo.

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Por enquanto, a novidade ainda está disponível para um número bastante limitado de pessoas, mas a proposta é que mais perfis comecem a receber a nova política de transparência em breve.

No entanto, o curioso é ver que o Instagram não divulgou nenhum plano específico para lidar com fraudes, ou seja, com perfis que tentem burlar essa nova política. Aparentemente, a empresa está acreditando na boa-fé dos anunciantes, o que pode ser uma ingenuidade enorme, já que nada garante que as companhias vão adotar essa transparência.

Em um comunicado enviado à WIRED, um porta-voz do Instagram informou que, pelo menos durante essa fase inicial da nova ferramenta, a intenção é educar e reunir feedback de parceiros e comunidade. Somente depois disso é que eles vão revelar uma política mais dura a quem tentar burlar o sistema.

Fonte: Wired