Publicidade

Instagram vai bloquear prints em fotos de visualização única para evitar golpes

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Meta
Divulgação/Meta
Tudo sobre Instagram

O Instagram anunciou hoje (17) uma série de medidas para diminuir a prática de sextortion (quando uma pessoa ameaça expor fotos ou vídeos sensuais de uma pessoa em troca de dinheiro ou outros favores) contra adolescentes na plataforma. A rede incluiu novos canais de denúncia, vai aplicar restrições para perfis suspeitos deste golpe e vai bloquear prints da tela em fotos e vídeos de visualização única.

Em nota, a Meta anunciou que criará uma campanha de conscientização com criadores de conteúdo para evitar esse tipo de extorsão na rede. A empresa ainda revelou que na última semana removeu 820 contas e 800 grupos do Facebook relacionados a um grupo nigeriano chamado Yahoo Boys, que organiza e recruta pessoas para praticarem o golpe pela internet.

Bloqueio de capturas de tela

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A empresa confirmou que em breve vai impedir que as pessoas tirem prints da tela do Instagram em fotos e vídeos de visualização única. O app deve seguir o mesmo padrão do WhatsApp para imagens e vídeos autodestrutivos e ainda vai bloquear a visualização destes conteúdos na versão para navegadores.

Os mecanismos de proteção contra nudez também foram liberados em todo o mundo a partir de hoje — o recurso automaticamente borra fotos e vídeos do tipo e só mostra o material original se a pessoa concordar em vê-lo.

Novos alertas para contas suspeitas

Como forma de combater o sextortion, o Instagram vai aplicar novas formas de alertar os usuários sobre contas suspeitas que podem praticar o golpe. Caso a pessoa receba uma solicitação de mensagem de um desconhecido, o app pode avisar que se trata de uma conta sem nenhum seguidor em comum e que provavelmente reside em outro país.

Além disso, há uma notificação de segurança com atalho para denunciar a conta e dicas para manter o espaço sem riscos.

A empresa ainda identificou que os golpistas normalmente usam a lista de contas que um perfil segue para tentar chantageá-los, e por isso não vai mais exibir essa informação para as contas que mostram “sinais de comportamento golpista”. Ao tocar na lista de seguidores, o app do Instagram mostrará uma tela em branco, e o golpista não poderá ver as marcações nas publicações.

LEIA TAMBÉM:

Continua após a publicidade

VÍDEO: COMO REMOVER SEGUIDORES FANTASMAS NO INSTAGRAM | Dicas | #Shorts