Instagram testa autenticação de 2 fatores que não depende de SMS

Por Patrícia Gnipper | 17 de Julho de 2018 às 22h05
TUDO SOBRE

Instagram

Recomenda-se ativar a autenticação de dois fatores em qualquer serviço que a ofereça, adicionando uma camada extra de proteção à sua conta em serviços online. Esse tipo de autenticação comumente funciona por meio de um código enviado para seu número de celular, por meio de uma mensagem de texto. Sendo assim, somente o dono do número cadastrado em uma conta pode fazer o login com o código que chega por meio da mensagem.

Só que hackers podem invadir seu aparelho, tendo acesso às suas SMS, por exemplo, e também há a questão de clonagem de números de telefone. Então, o Instagram decidiu testar uma nova forma de autenticar o usuário em dois fatores, sem depender de mensagens de texto enviadas por SMS.

A novidade funciona com apps de segurança, como o Google Authenticator, por exemplo. Esse tipo de app gera um código especial para que o login seja feito, e tal código não pode ser gerado em um smartphone diferente — ou seja, caso seu número seja clonado e transferido para o cartão SIM de um criminoso, a autenticação não será validada.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Será possível escolher a autenticação de dois fatores por SMS e também por apps de segurança (Imagem: TechCrunch)

Por enquanto, a nova autenticação de dois fatores por meio de apps de segurança ainda está sendo aplicada em caráter de testes, sem previsão de quando o recurso chega a toda a base de usuários.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.