Instagram revela recurso automático que filtra mensagens e comentários de ódio

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 21 de Abril de 2021 às 15h45
Stockcatalog/Flickr

O Instagram anunciou, nesta quarta-feira (21), uma nova ferramenta para ajudar os usuários na filtragem de comentários e mensagens diretas abusivas. Com o recurso, palavras, frases e emojis desrespeitosos serão filtrados automaticamente como uma forma de combate aos discursos de ódio. A novidade tem como foco celebridades e influenciadores digitais que recebem, diariamente, um grande número de mensagens indesejadas.

O filtro pode ser ativado ou desativado em uma nova seção no aplicativo do Instagram, que irá mover as mensagens ofensivas para uma pasta separada, oferecendo a possibilidade de o usuário ler ou não o conteúdo antes de apagar ou denunciar. A medida faz parte de uma série de esforços da empresa para combater a propagação de ódio na rede social.

Imagem: Reprodução/jannoon028/Freepik

Além do filtro automático, o Instagram também vai liberar uma ferramenta para ajudar os usuários a bloquearem contas novas de assediadores. Sendo assim, ao bloquear alguma conta que espalha discursos de ódio, a rede social irá bloquear também, automaticamente, qualquer conta que essa pessoa possa vir criar na sequência. De acordo com a companhia, as novidades foram projetadas em parceria com organizações que lutam contra a discriminação e o bullying.

As novidades serão liberadas em vários países ao longo das próximas semanas, mas a rede social não revelou quais seriam esses locais.

Fonte: The Verge  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.