Publicidade

Instagram remove filtros que simulavam marcações de cirurgia plástica; entenda

Por| 22 de Outubro de 2019 às 15h20

Link copiado!

Daniel Mooney
Daniel Mooney
Tudo sobre Instagram

O Instagram vai remover um dos filtros mais controversos dos últimos tempos. O plug-in em questão, chamado de "Plastica," transforma seus stories de modo a deixar seu rosto esticado, como se tivesse sido operado. A preocupação da empresa é dos impactos que esse aditivo pode causar nos jovens.

Em agosto, o Facebook anunciou que sua ferramenta (anteriormente restrita apenas para convidados) para criar filtros de rosto — a Spark AR Creators — era aberta ao público, permitindo que qualquer pessoa criasse e publicasse efeitos para uso no Stories do Insta. Com isso, surgiu uma enxurrada de filtros controversos, como o “Fix Me”, um efeito que ilustra as marcas pré-operatórias feitas pelos médicos.

Embora a Spark AR não tenha projetado o filtro, ela o aprovou para ser usado por um bilhão de usuários em toda a rede social. Uma publicação oficial feita pela Spark AR Creators afirmou que deseja que seus filtros "sejam uma experiência positiva", além de afirmar que está reavaliando suas políticas. Enquanto isso, o Facebook, controlador do Instagram, está removendo os filtros existentes e evitando que novos apareçam.

Continua após a publicidade

Esta atitude do Facebook vai ao encontro de outra ação revelada há pouco tempo, que indica um reforço em sua política de filtragem de publicações que tenham, justamente, um forte apelo a procedimentos estéticos, evitando que elas apareçam para usuários com menos de 18 anos.

Fonte: The Next Web