As 13 melhores funções do Instagram que você precisa conhecer hoje mesmo

As 13 melhores funções do Instagram que você precisa conhecer hoje mesmo

Por Ariane Velasco | 27 de Fevereiro de 2020 às 18h30
Shutterstock

Que o Instagram está sempre inovando com funções diferentes, não é novidade para ninguém. As novidades sejam a ser tantas que muitos usuários podem nem chegar a conhecer e utilizar todas. Só em 2019, foram cinco atualizações que permitiram recursos até então inexistentes.

Se você quer aproveitar a rede social ao máximo, com certeza vale dar uma olhada em todas as novas funções e testá-las assim que possível. Confira a seguir.

1. Redução de imagens sensíveis

Você sabia que, em 2019, o Instagram reduziu a visibilidade de imagens que eram consideradas sensíveis para o público? Fotos que continham ferimentos, cenas de violência e conteúdos similares foram cobertas com o aviso “Conteúdo sensível”. Caso o usuário queira visualizá-las assim mesmo, deve tocar em “Ver foto”, logo abaixo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A medida visa impedir a exposição às imagens que possam prejudicar a saúde mental dos usuários. Ao buscar por tags com assuntos delicados, o aviso abaixo é exibido:

Função do Instagram impede que usuários acessem imagens com conteúdo sensível (Captura de tela: Ariane Velasco)

2. Instagram Music

Essa ferramenta, embora já popular, pode ser desconhecida por alguns usuários. Outra atualização durante o ano passado trouxe música aos Stories, oferecendo inclusive a possibilidade de mostrar a letra da canção na foto postada.

Para usar o recurso é bem simples: basta inserir uma foto em seus Stories normalmente e, antes de postá-la, arrastar a tela para cima e selecionar a opção música, como na imagem abaixo:

Uma das funções do Instagram inclui música nos Stories (Captura de tela: Ariane Velasco)

Em seguida, pesquise por uma faixa e ela será inserida no story. Selecionando os ícones acima da linha de reprodução, você pode escolher entre exibir a letra da música ou um ícone com a foto da capa do álbum do artista. Legal, não é mesmo?

Milhares de faixas podem ser escolhidas (Captura de tela: Ariane Velasco)

3. Compras no aplicativo

Uma das funções do Instagram mais novas inclui realizar compras diretamente pelo aplicativo. Para isso, basta acessar o menu “Loja”, no topo da tela “Explorar” e checar os itens à venda, que aparecerão como na imagem abaixo:

Lojas virtuais podem vender seu conteúdo também no Instagram (Captura de tela: Ariane Velasco)

Depois, basta selecionar “Ver produtos”, opção marcada na própria imagem (assim como quando marcamos outros perfis em nossas publicações). Em seguida, toque sobre “Ver no site” para efetuar sua compra.

Você pode ver detalhes do produto escolhido no site da marca (Captura de tela: Ariane Velasco)

Você também pode visualizar os produtos das lojas que segue para facilitar ainda mais suas buscas. Para isso, selecione a opção “Marcas que você segue”, do lado direito de “Loja”. Caso você ainda não siga nenhuma, pode navegar pelas sugestões do próprio Instagram.

4. Cenas

Também é possível adicionar cenas aos seus Stories, que os tornam muito mais criativos e elaborados, com vídeos em câmera lenta, música de fundo, temporizador e até movimentos sobrepostos. Para criar o seu, basta selecionar os Stories normalmente, seguido da opção “Cenas”. Nos ícones localizados do lado esquerdo, você pode navegar entre as opções disponíveis.

A função "Cenas" do Instagram torna possível usar "efeitos especiais" em seus vídeos (Captura de tela: Ariane Velasco)

5. Modo Criar

O modo Criar é uma das mais completas funções do Instagram, uma vez que permite que o usuário publique textos com um fundo colorido (sem a necessidade de inserir imagens de fundo), cartões de aniversário com menções a usuários específicos, GIFs, enquetes, caixas de diálogo e contagens regressivas.

A opção é boa para quem deseja interagir com seus seguidores sem precisar postar selfies ou fotos do ambiente em que está, além de dar aquele “upgrade” nas visualizações de seus Stories.

Criar: função do Instagram torna os Stories mais interativos (Captura de tela: Ariane Velasco)

6. Efeitos personalizados

Essa função do Instagram é a mais difícil, porém provavelmente a mais divertida. É possível para os usuários criarem seus próprios filtros e disponibilizá-los na rede social (que deverá aprová-los após um prazo específico).

Para isso, é necessário baixar o Spark AR Studio, um programa específico que, de maneira semelhante ao Photoshop, permite adicionar camadas com frases, emojis e até efeitos de edição para melhores a pele e aplicar maquiagem. O processo é demorado, mas relativamente simples de ser feito e pode ser conferido aqui.

O Spark AR Studio foi desenvolvido pelo Facebook especialmente para a criação de filtros (Captura de tela: Ariane Velasco)

7. Efeitos diferenciados

Além de seus próprios efeitos e daqueles que são disponibilizados pelo Instagram, você também pode utilizar efeitos que podem ser encontrados na galeria do aplicativo. Para isso, basta ir até os Stories e arrastar a tela para o lado esquerdo até encontrar a opção “Procurar efeitos”.

Depois, selecione-a e você terá acesso a todos os filtros disponíveis, que são divididos por categorias como Selfies, Amor, Cor e luz, estilos de câmera, estados de espírito, entre outras.

Encontre filtros bonitos para o Instagram na Galeria de Efeitos (Captura de tela: Ariane Velasco)

8. Layout

Se você sempre quis uma função do Instagram que permitisse adicionar mais de uma foto ao mesmo tempo, nos Stories, já pode comemorar: a ferramenta “Layout” pode ser encontrada no menu principal, logo após “Boomerang”. Para utilizá-la, basta selecionar uma opção de formato e selecionar cada quadro. Em seguida, tire as fotos que desejar.

Quer adicionar mais de uma foto nos Stories? Use a função "Layout" (Captura de tela: Ariane Velasco)

9. Mãos livres

Essa não é uma das funções do Instagram mais novas, mas já pode ter sido esquecida por grande parte dos usuários. Ela também está disponível nos Stories e permite gravar vídeos sem ter que ficar segurando o celular o tempo todo. Ideal para quem quer gravar coreografias ou simplesmente gesticular com as mãos.

Mãos livres: função do Instagram que permite gravar vídeos sem ter que segurar o celular (Captura de tela: Ariane Velasco)

10. Ao vivo

Quer interagir com seus seguidores online em tempo real? A função “Ao vivo” do Instagram permite fazer isso facilmente. Novamente nos Stories, arraste a tela para o lado direito até ver a opção. Depois, basta pressionar o botão de gravação para iniciar sua apresentação.

O Instagram também permite que seus usuários interajam ao vivo com seguidores (Captura de tela: Ariane Velasco)

11. Mensagens gerais

Função do Instagram pouco explorada, as “Mensagens gerais”, podem ser encontradas diretamente nas mensagens diretas. Elas reúnem principalmente mensagens de pessoas que não lhe seguem, caso elas estejam autorizadas a interagir com sua conta (opção que pode ser acessada nas configurações).

Mensagens gerais: função é nova no Instagram (Captura de tela: Ariane Velasco)

12. Salvar posts em coleções

Assim como o Pinterest, o Instagram permite aos usuários salvar suas imagens e publicações favoritas em coleções. Para isso, basta selecionar a foto e tocar sobre o ícone “Salvar”, logo abaixo, no canto direito da tela. Depois, escolha “Salvar na coleção” e dê um nome específico para seus salvamentos.

Use o ícone no canto inferior direito para salvar publicações em suas coleções (Captura de tela: Ariane Velasco)

Para acessar o conteúdo salvo, basta ir ao menu do lado direito de seu perfil e selecionar "Salvos":

A opção "Salvos" contém todas as suas coleções, que podem ser separadas por categorias, como no Pinterest (Captura de tela: Ariane Velasco)

13. Tag de nome

A “Tag de nome” é um recurso que facilita as buscas por perfis específicos no Instagram. Você pode enviá-la para seus amigos e outras pessoas que tenham interesse em seguir a sua conta, especialmente se o seu username for difícil de digitar.

Para acessar a sua tag, vá até à página “Explorar” e toque no ícone do lado direito. Depois, escolha “Ir para a sua tag de nome”. Ela será disponibilizada.

Tag de nome: função do Instagram torna a busca por contas mais fácil (Captura de tela: Ariane Velasco)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.