Instagram exibe lista de supostos interesses dos usuários e ela é hilária

Por Se Hyeon Oh | 06 de Junho de 2019 às 09h39
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

Qualquer pessoa que utiliza o Instagram já deve ter se perguntado como a rede social se organiza para exibir conteúdos que podem ser de interesse de cada pessoa. Afinal, vários resultados são compatíveis com os interesses dos usuários, mas sempre existem alguns conteúdos que são totalmente desconexos da realidade.

Assim como alguns já devem saber, o Instagram armazena dados sobre a interação do usuário para alimentar um banco de dados voltado especificamente para essa pessoa, de forma que, com o passar do tempo, consegue entregar conteúdos cada vez mais contundentes com os gostos pessoais de cada um.

Todavia, o que muitos não sabem é que é possível verificar a sua própria “lista de interesses” dentro do próprio aplicativo. Nesta lista formulada pelo Instagram, há termos que, de fato, chamam a sua atenção, mas também existem muitos termos bizarros e que, em alguns casos, o usuário pode sequer ter a ideia do que se trata.

Lista de interesses do redator Se Hyeon Oh

Em testes realizados em minha conta, foi possível observar que a lista de interesses acabava mudando de ordem de acordo com as interações e dos “likes” que dei ao longo do dia. Com toda a certeza, existem termos que fazem parte do meu grupo de interesses, mas também há termos como “Condé Nast Traveler” e “SAMSARA BEACH - GALLIPOLI”, que não faço ideia do que se tratam, além de termos bizarros como “planta suculenta”.

Essa característica hilária e bizarra da lista fez com que vários internautas começassem a compartilhar os seus resultados online.

Ao que tudo indica, quando um usuário curte ou compartilha algum conteúdo, o algoritmo por trás do Instagram entende que ele teria gostado de todo e qualquer aspecto dele. Por exemplo, caso a pessoa acabe curtindo um vídeo de futebol com a música de fundo de uma banda japonesa, o Instagram entenderá que esse usuário gosta de futebol, da banda japonesa e de todas as hashtags que estão atreladas àquela postagem.

Caso esteja curioso e queira verificar o que a rede social separou para você, acesse as configurações do aplicativo e entre na seção “Segurança”; depois, escolha a opção “Acessar dados” e toque em “Ver tudo” do “Interesses em anúncios”, localizado no finalzinho do menu. Agora que você já sabe como ver a sua lista, me despeço para saborear plantas suculentas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.