Instagram alega que rastreia atividades dos usuários dentro do aplicativo

Por Jessica Pinheiro | 25 de Maio de 2018 às 13h11
TUDO SOBRE

Instagram

Os usuários do Instagram que residem na Europa estão encarando uma atualização nos termos e condições do aplicativo. A notificação que aparece para essas pessoas, porém, é um tanto quanto incisiva, e no mínimo estranha; afinal, a companhia alega abertamente em seu alerta que está acompanhando a maneira como você toca a tela e navega pelo app.

Parece estranho, mas é uma demanda exigida pelo novo Regulamento Europeu Geral de Proteção de Dados (GDPR), o que significa que o Instagram e o seu pai, o Facebook, devem tornar as informações a respeito de como e quando estão fazendo coleta de dados dos usuários em seus aplicativos, o mais transparente possível.

Portanto, na notificação de atualização, o Instagram afirma que recebe diferentes tipos de informações dos dispositivos dos usuários, incluindo como a pessoa toca e rola pela tela, o que os ajuda a distinguir humanos de bots e assim, detectar contas falsas. Essa mensagem, porém, aparentemente não é uma novidade, pois a empresa teria alertado sobre o rastreamento em uma atualização de políticas de uso no mês passado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A atualização de termos e condições alega que o Instagram recebe diferentes tipos de informações de atividades dos usuários, o que significa que eles rastreiam como o usuário navegando na rede. (Imagem: Business Insider)

Apesar de parecer incômodo que a companhia vigie detalhadamente as atividades dos usuários, o Instagram alega que isso é por conta de um problema com bots que foi reconhecido em 2015, onde um pesquisador estimou que 8% de todas as contas da rede de fotografias eram falsas.

Este feito se agrava ainda mais com a existência de toda uma indústria que atua como empresas, as quais geram likes e comentários em nomes de seus clientes. E quando um popular serviço automatizado de curtidas e comments foi lançado no último — o Instagress — o Instagram começou a se posicionar seriamente contra bots.

Ainda em 2017, a companhia também lançou uma ferramenta de inteligência artificial designada para combater trolls e spams, o que significa eu o Instagram realmente está tomando providências a respeito de bots, além de possivelmente estar usando um vasto arsenal de dados de usuários para treinar sua IA para reconhecer e diferenciar humanos de serviços automatizados.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.