Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram alega que rastreia atividades dos usuários dentro do aplicativo

Por| 25 de Maio de 2018 às 13h11

Link copiado!

Instagram alega que rastreia atividades dos usuários dentro do aplicativo
Instagram alega que rastreia atividades dos usuários dentro do aplicativo
Tudo sobre Instagram

Os usuários do Instagram que residem na Europa estão encarando uma atualização nos termos e condições do aplicativo. A notificação que aparece para essas pessoas, porém, é um tanto quanto incisiva, e no mínimo estranha; afinal, a companhia alega abertamente em seu alerta que está acompanhando a maneira como você toca a tela e navega pelo app.

Parece estranho, mas é uma demanda exigida pelo novo Regulamento Europeu Geral de Proteção de Dados (GDPR), o que significa que o Instagram e o seu pai, o Facebook, devem tornar as informações a respeito de como e quando estão fazendo coleta de dados dos usuários em seus aplicativos, o mais transparente possível.

Portanto, na notificação de atualização, o Instagram afirma que recebe diferentes tipos de informações dos dispositivos dos usuários, incluindo como a pessoa toca e rola pela tela, o que os ajuda a distinguir humanos de bots e assim, detectar contas falsas. Essa mensagem, porém, aparentemente não é uma novidade, pois a empresa teria alertado sobre o rastreamento em uma atualização de políticas de uso no mês passado.

Continua após a publicidade

Apesar de parecer incômodo que a companhia vigie detalhadamente as atividades dos usuários, o Instagram alega que isso é por conta de um problema com bots que foi reconhecido em 2015, onde um pesquisador estimou que 8% de todas as contas da rede de fotografias eram falsas.

Este feito se agrava ainda mais com a existência de toda uma indústria que atua como empresas, as quais geram likes e comentários em nomes de seus clientes. E quando um popular serviço automatizado de curtidas e comments foi lançado no último — o Instagress — o Instagram começou a se posicionar seriamente contra bots.

Ainda em 2017, a companhia também lançou uma ferramenta de inteligência artificial designada para combater trolls e spams, o que significa eu o Instagram realmente está tomando providências a respeito de bots, além de possivelmente estar usando um vasto arsenal de dados de usuários para treinar sua IA para reconhecer e diferenciar humanos de serviços automatizados.

Fonte: Business Insider