Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google+ será desligado em abril; saiba como baixar suas informações

Por| 30 de Janeiro de 2019 às 19h50

Link copiado!

Google+ será desligado em abril; saiba como baixar suas informações
Google+ será desligado em abril; saiba como baixar suas informações
Tudo sobre Google

A Google está prestes a bater o último prego do caixão da sua tentativa de rede social chamada Google+. Após várias tentativas frustradas de finalizar o projeto por conta de um enorme vazamento de informações, a gigante apresentou novo cronograma para o fim da plataforma — e a data final de funcionamento de contas pessoais será o dia 2 de abril.

Segundo comunicado da empresa, neste dia, tanto as contas quanto as páginas criadas no Google+ serão desativadas, sendo que as contas começarão a ser apagadas. Isso quer dizer que fotos, posts e vídeos nestes locais também serão excluídos. Por conta disso, a Google oferece uma página para fazer o download de todo o conteúdo que você ainda tiver armazenado por lá.

A companhia ainda informa que todo o processo ainda deve demorar alguns meses; isso quer dizer que, mesmo após esta data, algumas informações podem estar expostas nas conta e páginas de alguns usuários, pois todo o conteúdo não sumirá de uma só vez. Outra informação é de que a Google não vai mais permitir a criação de usuários e páginas já a partir do próximo dia 4 de fevereiro, o que inclui perfis, páginas, comunidades e eventos. Para quem é dono de uma comunidade, a partir de março a Google promete fornecer um relatório completo de atividades incluindo autores das postagens, conteúdos e fotos de cada uma.

A empresa também direcionou o comunicado para sites e programas que ainda usam o Google+ como sistema de login, pelo botão de atalho da rede social. Ela lembra que esta ferramenta vai parar de funcionar e, em algumas semanas, será automaticamente substituída por um botão do próprio Google. O mesmo acontece para plataformas que usam o Google+ como sistema de comentários em seus sites.

Continua após a publicidade

Por fim, usuários do G Suite ainda terão suas contas mantidas no Google+. A companhia ainda promete um novo visual e ferramentas em breve. “De todos nós do time do Google+, obrigado a vocês por fazer o Google+ um lugar tão especial”, finaliza o comunicado.

A Google anunciou em outubro do ano passado o fechamento da rede social. Contudo, por conta de dados de contas de 500 mil usuários, a empresa manteve a rede ainda funcionando para averiguar a questão. Assim, ela passou o desligamento para dezembro, mas descobriu um bug que também pode ter revelado informações de 52,5 milhões de usuários, jogando a data ainda mais para frente.

Contudo, esta é a primeira vez que a companhia efetivamente é tão detalhista sobre seu cronograma de desligamento da rede social.

Como salvar seus dados do G+

Continua após a publicidade

A Google disponibilizou uma página de download de todas informações que um usuário possui na rede social, entre elas fotos, posts, vídeos, eventos e outras informações. Para salvar tudo o que você tem em sua conta do G+, é preciso seguir os seguintes passos:

1) Entre na página de download da Google.

2) Clique em Fazer o download dos seus dados. Aqui, escolha quais informações gostaria de receber bem como qual o formato no qual gostaria de receber o arquivo. Terminado, clique em próxima.

Continua após a publicidade

3) Nesta área, você pode escolher o tipo de arquivo que terá o pacote (em .zip ou .tgz), o tamanho e por onde gostaria de receber as informações. Escolhido isso, clique em Criar Arquivo.

Assim, a página deve preparar o documento e enviar para onde você pediu.

Continua após a publicidade

Mesmo que tenha enviado por e-mail, a plataforma também permite que você baixe os arquivos, mostrando até quando eles ficarão disponíveis para download.

Fonte: Google