Ganhe curtidas e seguidores no Instagram com algumas dicas simples

Reprodução
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

O sucesso que o Instagram faz entre os internautas é inquestionável. Com opções fáceis de interação, a rede social conta com milhões de adeptos no mundo todo.
No entanto, alguns usuários da rede acabam optando por estratégias não muito boas a fim de aumentar seu número de seguidores, utilizando apps ou até mesmo comprando perfis para segui-los, geralmente por desconhecimento de outras técnicas que podem ser até mais eficazes.

Confira, a seguir, dicas para ganhar mais curtidas e seguidores no Instagram:

Sua marca deve ser atraente

Evite apelidos que somente você e alguns amigos próximos conhecem. Foque em utilizar seu nome real, se possível.

Caso sua conta seja comercial, crie uma boa marca, com um nome criativo e seja claro sobre o que a conta se trata na descrição do perfil. Sua foto também deve ser facilmente identificada: evite fotos aleatórias, como aquelas de bancos de imagens.

Foque no conteúdo de seus posts

Mais do que quantidade, o que vale nas redes sociais para atrair um público é a qualidade do conteúdo exibido. Prepare boas fotos, com uma boa edição, iluminação e, de preferência, uma câmera de qualidade. É ideal que as fotos atraiam quem estiver no “explore” ou rolando o feed.

Conheça aqui alguns aplicativos que podem lhe ajudar a melhorar o seu feed.

Identifique seu público

É fundamental que você tenha conhecimento do perfil das pessoas que costumam acompanhar seus posts a fim de trazer um conteúdo que seja relevante. É imprescindível que você goste do assunto escolhido e entenda sobre ele para fazer posts de qualidade.

Mantenha certo padrão nos seus filtros

É interessante experimentar diferentes filtros no Instagram. No entanto, a poluição visual causada pelo excesso de cores e texturas pode atrapalhar quem estiver visualizando o seu perfil. Por isso, o ideal é manter os filtros mais naturais quanto seja possível, seguindo um padrão e uma paleta de cores agradável, que pode ir mudando aos poucos.

Para isso, escolha no máximo dois filtros diferentes, o que possibilitará a criação de uma identidade visual para a sua conta, garantindo autenticidade.

A padronização dos filtros deixa o feed mais harmônico (Foto: Instagram.com/fashioncoolture)

Use um bom editor de fotos

Alguns editores são coringa e podem ajudar muito a compor fotos interessantes. A exemplo, podemos citar o PicsArt, VSCO, Afterlight, Facetune, entre outros. Neles, é possível adicionar filtros, clarear ou escurecer as fotos, alterar seu contraste, entre muitos outros recursos.

Compartilhe as suas postagens em outras redes sociais

Caso você também utilize o Facebook, pode ativar a opção “compartilhar no perfil do Facebook” na hora de postar as suas fotos. Assim, os seus contatos poderão acessar seu Instagram e, caso ainda não o sigam, poderão fazê-lo.

Outras redes sociais interessantes para compartilhar posts do Instagram são o Twitter e o Tumblr, que contam com uma quantidade expressiva de usuários.

Utilize hashtags

Embora muitos as subestimem, as hashtags podem aumentar e muito o alcance de pessoas que estão começando sua conta no Instagram e desejam divulgá-la. Caso você não queira “poluir” sua legenda com elas, é possível adicioná-las nos comentários. Vale também dosar a quantidade de hashtags utilizadas, escolhendo as que realmente estão relacionadas com o conteúdo do post.

Uma dica interessante é verificar quais tags são mais famosas em seu nicho e usá-las.

Compartilhar os posts no Instagram em outras redes pode ajudar na divulgação (Imagem: Pixabay)

Saiba aproveitar os assuntos do momento

Volta e meia alguma notícia bomba na internet, seja ela relacionada à política, a celebridades, ou até algum meme que está em alta. Saiba usar a popularidade desses trends a seu favor, postando algum conteúdo que, embora esteja dentro do contexto do seu perfil, também se relacione com a notícia “quente” do momento.

Assim, seus seguidores poderão se engajar nos posts e isso provavelmente acarretará em novas pessoas que o seguirão.

Ative a localização em seus posts

O recurso de geolocalização permite que as fotos tiradas em determinados locais sejam vistos por todos que os frequentam. No entanto, é importante não fornecer informações muito precisas sobre sua localização, como o nome da rua, pois isso pode ser perigoso. Ao invés disso, coloque o nome da cidade em que se encontra.

Interaja com outras contas

Ninguém gosta de ter os famosos ghost followers, que seguem, mas não interagem. Por isso, comente as publicações de pessoas ou empresas que se relacionam de alguma forma com o conteúdo exibido no seu perfil, curta vários posts e seja engajado; afinal de contas, o Instagram é uma rede social e, como tal, necessita de interação.

Quando possível, troque divulgações com outras páginas e seja simpático. Assim, poderá contar sempre com elas.

Poste bons vídeos

O Instagram também permite postar vídeos. Por isso, utilize-os também para entreter seus seguidores, realizando tutoriais que se enquadrem em seu conteúdo, teasers e outras atrações.

É interessante também produzir vídeos falando sobre determinado conteúdo, com um linguajar que seja fácil de entender.

Utilize o Instagram Stories, Boomerang e Carrossel

O Instagram Stories é fácil de usar e permite uma interação mais rápida com seus seguidores, sem precisar encher o feed de posts. Por isso, sempre que achar que um assunto é relevante, porém não o suficiente para postar definitivamente em seu perfil, vale a pena recorrer ao recurso, que mantém fotos, textos e vídeos por apenas 24 horas.

Já o Boomerang permite criar posts divertidos tanto no Stories quanto no perfil, com GIFs em loop. O Carrossel, outro recurso da rede social, permite adicionar várias fotos ou vídeos em um único post.

Crie parcerias com marcas e influenciadores

Os influenciadores digitais estão cada vez mais em alta, de modo que, caso seja possível, é sempre interessante fechar algum tipo de parceria com eles, seja aparecendo em um de seus posts ou até mesmo nos stories.

Já as marcas que possuem conta no Instagram costumam procurar pessoas cujo perfil esteja em ascensão para divulgá-las. Por isso, sempre que possível, ofereça sua contribuição, seja fornecendo produtos ou postando sobre elas.

Relacione-se corretamente com seu público

À medida em que o alcance de seus posts aumentar, muitas pessoas poderão comentar neles e expor sua opinião. É importante que você saiba sempre manter a compostura e jamais lhes falte com respeito, pois a repercussão de uma imagem negativa pode diminuir muito sua popularidade (lembre-se, nas redes sociais o conteúdo se espalha rápido).

Caso algum seguidor lhe falte com respeito ou lhe ameace de alguma maneira, é possível bloqueá-lo, o que pode evitar bastante dor de cabeça. Já quando algum seguidor lhe elogiar, seja educado, curta o comentário ou até responda em retribuição.

Poste frequentemente, mas não em demasia

Ninguém gosta de spammers que lotam seu feed com várias postagens seguidas. Por isso, não abandone seus seguidores, mas também não poste um grande número de fotos ou vídeos em um curto período de tempo. É importante encontrar um meio termo para que as pessoas não se cansem de seu conteúdo, mas se interessem em acompanhá-lo cada vez mais.

Essas dicas são imprescindíveis para construir um bom perfil no Instagram e ganhar mais curtidas e seguidores. Com paciência, determinação e uma boa aplicação delas, sua conta terá grandes chances de se destacar!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.