12 funções pouco conhecidas do Twitter que você precisa conhecer

12 funções pouco conhecidas do Twitter que você precisa conhecer

Por André Lourenti Magalhães | 03 de Outubro de 2020 às 18h00
9to5google

Não é novidade que o Twitter é uma das principais redes sociais existentes. O microblog é uma excelente fonte de informações e entretenimento graças às suas características de publicações instantâneas. E a rede social não se resume apenas em tuitar, retuitar e curtir publicações: oferece, também, uma grande variedade de funções pouco conhecidas e que ampliam a experiência da comunidade.

O Twitter apresenta diferentes formas de customização de layout, personalização da linha do tempo, seleção de conteúdos, privacidade, entre outros aspectos. O Canaltech compilou 12 recursos muito interessantes da rede social que podem passar despercebidos. Confira abaixo!

1. Linhas do tempo personalizadas

Separe listas sobre diferentes assuntos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O recurso de adicionar perfis a uma lista no Twitter é antigo. No entanto, desde 2019, a rede social implementou um recurso que permite criar linhas do tempo customizáveis de acordo com cada lista. Portanto, é possível reunir diversos perfis sobre um determinado tema e acessar um feed exclusivo para isso, separado da linha do tempo tradicional.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

2. Escolher quem pode responder o tuíte

Limite a quantidade de pessoas que podem interagir com um tuíte (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A função foi uma das novidades da rede social implementadas em 2020. Não quer que perfis desconhecidos respondam suas publicações? É simples: na caixa de digitação de um novo tweet, é possível selecionar quais perfis podem interagir. É possível limitar apenas às pessoas que você segue ou menciona.

3. Silenciar termos

Silencie palavras dentro da rede social (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Se você não suporta mais um certo assunto na linha do tempo ou quer evitar um spoiler de sua série favorita, há a possibilidade de silenciar termos, frases e hashtags dentro do Twitter. Dessa forma, os conteúdos contendo essas palavras não são exibidos no seu feed. Para descobrir como realizar a ação, confira esse passo a passo.

4. Aba "Explorar"

Confira novidades em diversas áreas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A rede social disponibiliza a aba "Explorar", contendo os assuntos e notícias que estão em alta na rede social. Nela, é possível navegar entre temas como entretenimento e esportes, além de descobrir os assuntos do momento – conhecidos como "Trending Topics". É uma ferramenta interessante para estar sempre atualizado e descobrir novas páginas e conteúdos.

5. Salve para ler mais tarde

Guarde tuítes para uso posterior (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Outra função interessante é a possibilidade de salvar tuítes, presente em diversas redes sociais. Se você passou por uma thread e quer guardá-la para ver depois, basta abrir as opções da publicação e tocar no ícone respectivo para o salvamento. Todos os tweets marcados ficam armazenados na aba "Itens salvos".

6. Siga tópicos específicos

Receba conteúdo específico na timeline (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pelo aplicativo para celulares (Android | iOS), é possível acessar a aba "Tópicos". Nela, o Twitter sugere diferentes assuntos de acordo com suas preferências. É possível seguir esses tópicos para receber atualizações e publicações em destaque na sua linha do tempo. Se houver algum assunto que não é de seu interesse, há a opção para ocultar esse conteúdo.

7. Altere a cor

São seis opções de cores diferentes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Usuários mais antigos do Twitter vão lembrar que a rede oferecia diversas possibilidades de customização da interface. As opções foram reduzidas, mas ainda é possível alterar entre os temas claro ou escuro e trocar a icônica cor azul da rede social. Na versão para navegadores, vá em "Configurações e privacidade" e em seguida selecione a aba "Tela" para mudar. São seis opções totais de cores.

8. Busca avançada

Use a ferramenta para refinar sua pesquisa na rede social (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Twitter permite um mecanismo de pesquisa avançada em seu acervo. É possível usar filtros específicos como perfis, termos, hashtags e até mesmo a data da publicação. Clique aqui para abrir a busca avançada em seu navegador e experimente.

9. Autenticação em duas etapas

Receba um código para cada nova tentativa de login (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para quem se preocupa com a segurança da conta, o Twitter permite o login com autenticação em dois fatores. Dessa forma, usuários podem utilizar apps como o Google Authenticator para gerarem códigos numéricos a cada tentativa de login, reforçando a segurança do perfil e oferecendo mais uma proteção contra ataques e invasões.

10. Priorizar tuítes recentes ou em destaque

Configure a ordem da sua página inicial (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

É comum que os algoritmos de redes sociais priorizem conteúdos mais relevantes ao usuário do que a ordem cronológica da linha do tempo. O Twitter permite que sua comunidade escolha entre as publicações em destaque ou mais recentes. Para isso, selecione o ícone de estrelas localizado no topo da tela e confirme sua preferência.

11. Compartilhe um QR Code

Use o QR Code para compartilhar seu perfil (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Uma maneira fácil e prática de compartilhar seu perfil e encontrar uma outra página no Twitter é através de QR Code. Pelo app, abra o menu lateral e toque no ícone de QR Code na parte inferior. Basta escaneá-lo para acessar a conta.

12. Crie postagens em sequência

Rede social facilita a publicação de vários tuítes ao mesmo tempo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A thread é um recurso muito utilizado no Twitter. Ligando vários tweets em sequência, é possível contar histórias maiores e elaborar novas formas de conteúdo. A própria plataforma inclui um ícone em formato de "+" para adicionar tweets seguidos. Ao finalizar, todos são publicados simultaneamente.

Conhece outro recurso interessante? Deixe nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.