Foto de perfil nas redes sociais pode revelar sua personalidade

Por Redação | 27 de Maio de 2016 às 17h40
photo_camera Divulgação

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, as fotos publicadas nas redes sociais podem definir muitas informações sobre a vida e personalidade das pessoas. Apenas com a imagem de perfil, os estudiosos podem compreender um enorme número de características e, com os resultados, é possível prever traços de personalidade em grande escala.

A pesquisa analisou fotos de perfil de mais de 66 mil contas no Twitter e baseou suas conclusões sobre a personalidade nos tuítes dos usuários. A equipe levou em conta diversas características visuais das fotos, como cor, brilho, nitidez, contraste, composição, simplicidade e complexidade das imagens. Após as análises, foram descobertas cinco tipos de personalidade: extrovertidas, abertas à experiências, conscientes, afáveis e neuróticas.

Segundo os resultados obtidos, pessoas extrovertidas são mais propensas a tirar fotos com outras pessoas presentes. Suas fotos são normalmente claras, raramente utilizam óculos de leitura e apresentam expressões faciais positivas. Já as pessoas abertas à novas experiências muitas vezes usam óculos de leitura em suas fotos, além de possuírem mais nitidez, saturação e estabilidade em suas imagens. Essa categoria de pessoas não costuma demonstrar emoções em suas fotos.

As pessoas conscientes tendem a ter rostos com traços de personalidade associados com regularidade, comportamento planejado e autodisciplina. Geralmente estão sozinhas em suas fotos, que são coloridas e naturais. Elas também exibem expressões faciais positivas em suas fotos, sendo o grupo que mais demonstra suas emoções. Os indivíduos considerados afáveis, ou adoráveis, são os que se dão bem com outras pessoas. Suas fotografias, segundo o estudo, são coloridas e felizes. As imagens de perfil dessas pessoas tem uma "relação muito forte com o sorriso, a alegria e a emoção positiva".

Os pesquisadores realizarem inúmeros testes para comprovar se o método adotado realmente é suficiente para prever a personalidade das pessoas com base em suas fotos. Um questionário foi aplicado para cerca de 429 perfis no Twitter para verificar a autenticidade dos resultados obtidos. Após isso, foi comprovado que a análise funciona com precisão.

Via Bustle

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.