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Facebook VS Instagram: qual a melhor rede social para as empresas?

Por| 23 de Julho de 2019 às 23h30

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Facebook VS Instagram: qual a melhor rede social para as empresas?
Facebook VS Instagram: qual a melhor rede social para as empresas?

Por Luiz Fernando Natal*

De acordo com o Sebrae, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas. A rede social de fotos tem em média 1,5 bilhão de curtidas por dia, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook e contar com o perfil de mais de 1.400 grandes marcas. Desta forma, o Facebook tem diminuído seus números quando o assunto é gasto com publicidade e engajamento. Diante desses dados, surge o questionamento: afinal, como identificar qual é a melhor rede social para a minha empresa?

As pesquisas indicam uma grande migração de usuários do Facebook para o Instagram; contudo, é necessário ter em mente que talvez a saída não seja migrar de mídia, mas sim entender a estratégia e a finalidade de cada plataforma, já que cada uma conta com particularidades que, se utilizadas e adaptadas da melhor forma, conseguem atingir resultados exponenciais. Caso não seja possível trabalhar as duas redes, escolha e priorize aquela que faça mais sentido para marca.

Particularidades do Facebook

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O formato de visualizar os conteúdos no Facebook é diferente do Instagram. Nesta plataforma, na maioria das vezes, os textos apresentam uma finalidade de reflexão, já que as pessoas costumam consumir mais notícias e artigos. Desta forma, entende-se que no Facebook é interessante realizar publicações mais detalhadas, em que o destaque principal não seja a imagem, mas sim o conteúdo textual, como, por exemplo, o comunicado de um novo posicionamento da sua marca, ou até mesmo uma parceria.

Além disso, o Facebook permite o compartilhamento de links de sites e blogs, recursos esses que o feed do Instagram não permite. Por exemplo, se você possui um blog, é possível compartilhar o link de um post do seu blog em sua página do Facebook, levando automaticamente leitores para conhecerem o seu site. Outro recurso favorecido pelo Facebook são os vídeos. Os criadores de conteúdo já garantiram muitos benefícios, pois a plataforma possibilita acrescentar intervalos durante os vídeos, com a intenção de monetiza-los.

Os grupos do Facebook, por exemplo, são outra finalidade muito interessante e que o Instagram não apresenta em sua plataforma. Neles, além da monetização, é possível realizar debates e divulgar cursos online. Em geral, o Facebook pode ser mais utilizado para compartilhamento de link, vídeos mais longos, textos e discussões.

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Estratégias consistentes para o Instagram

O Instagram surgiu justamente com o intuito de ser uma mídia social mais visual e voltada para compartilhamento de fotos instantâneas. Um dos pontos fortes da plataforma é um conteúdo mais humano, a fim de aproximar as marcas dos clientes — embora no último ano o Instagram também tenha crescido muito como um canal de venda.

Atualmente, humanizar sua marca é muito importante para gerar empatia nos consumidores. Por isso, existem muitas maneiras de explorar o Instagram para esta finalidade. Uma delas é mostrar os bastidores da sua empresa, comemorações de datas especiais, entre outras ideias que transmitam transparência aos seus seguidores.

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Além disso, outro ponto são os influenciadores, que fazem parte das estratégias das grandes marcas e estão mais presentes no Instagram do que no Facebook. Os Stories são um ponto muito mais forte no Instagram e, por isso, o trabalho com os influenciadores acaba tornando-se mais intenso, já que é por meio desta rede social que estes criadores de conteúdo divulgam produtos e apresentam métricas às empresas parceiras.

Ao final, o interessante é entender que ambas as redes sociais contam com benefícios para a sua marca, por isso tenha muita cautela sobre as suas decisões, pois elas dependem muito do seu modelo de negócio. O importante é saber traçar estratégias consistentes para cada uma das plataformas, criando conteúdos que sejam realmente relevantes para obter o melhor alcance possível.

*Luiz Fernando Natal é Head de Marketing da Nuvemshop