Facebook | Veja como será o design da nova versão da rede social para desktops

Por Diego Sousa | 12 de Fevereiro de 2020 às 08h40
Reprodução
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Não é novidade que o Fabebook está trabalhando no desenvolvimento de uma nova experiência para a rede social no desktop. Mas só agora, mais de seis meses depois do Facebook F8, conferência anual da empresa para desenvolvedores, que tivemos o primeiro contato de como o CEO Mark Zuckerberg espera que a plataforma seja disponibilizada para o usuário final nos próximos meses.

As imagens foram capturadas por Cheyenne MacDonald, editora da Input, que foi selecionada pela empresa para pôr as mãos na nova versão do Facebook. As novidades incluem uma experiência remodelada baseada em dispositivos móveis, design mais clean e, finalmente, um modo escuro. Veja como ele deve ser:

Interface inspirada nos dispositivos móveis

Foto: Reprodução/Cheyenne MacDonald

À primeira vista, Cheyenne comenta que achou a nova interface estranha. Como podemos ver nas imagens, o design lembra bastante o aplicativo do Facebook para tablets e smartphones: o tamanho da fonte e as formas parecem que “engordaram”, além dos ícones mais arredondados e coloridos.

Cada postagem é exibida em sua própria “bolha”, que ocupa quase o feed de notícias inteiro - assim como no celular. Segundo o próprio Facebook, durante o F8 em maio do ano passado, a ideia da atualização é dar menos ênfase ao feed de notícias, por isso a solução de mostrar uma bolha de cada vez. Com isso, eles darão mais atenção aos grupos e eventos, duas das principais razões pelas quais muitos usuários visitam a rede social diariamente.

Foto: Reprodução/Cheyenne MacDonald

Em suas impressões, Cheyenne comenta que o redimensionamento do feed de notícias não agrada muito quem já frequenta a rede social há muito tempo, pois não dá para visualizar muitas informações simultâneamente.

“Há apenas espaço suficiente para uma postagem ser visualizada na íntegra, o que não é totalmente diferente do era que antes, mas agora parece agressivo, devido à falta de outras informações na tela ao mesmo tempo. Em um MacBook de 13 polegadas, tive que diminuir o zoom para 50% para poder ver duas postagens consecutivas na íntegra. É o design perfeito para crianças, ou talvez alguém que nunca usou o Facebook antes. Para o resto de nós, porém, não tanto”, disse em sua postagem.

Apesar disso, segundo ela, é um feed de notícias com rolagem infinita completamente organizado.

Modo escuro

A jornalista não chegou a mostrar o modo escuro, que finalmente chegará de forma oficial ao Facebook, mas a empresa deu um gostinho que como ele será na atualização no vídeo promocional abaixo:

Disponibilidade

O Facebook ainda não divulgou uma data para soltar a atualização para os usuários finais, mas o planejamento é que seja feito antes de março, segundo a empresa. Entretanto, o update está sendo disponibilizado para alguns usuários selecionados, para fins de feedbacks. Ou seja, essa reformulação ainda poderá sofrer alterações.

Gostou do novo design do Facebook? Deixe nos comentários!

Fonte: Genbeta

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.