Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook vai enviar publicações para agências de checagem de informações

Por| 03 de Agosto de 2017 às 10h52

Link copiado!

Facebook vai enviar publicações para agências de checagem de informações
Facebook vai enviar publicações para agências de checagem de informações
Tudo sobre Facebook

Em mais um passo para evitar a proliferação de “fake news” na rede social, o Facebook anunciou que vai começar a repassar publicações para agências de checagem de informações. Os resultados dessa análise começarão a aparecer sob os links originais, de forma a demonstrar, claramente e de maneira rápida, se aquela notícia que está sendo compartilhada é, efetivamente, verdadeira.

Trata-se de um projeto piloto, que está sendo lançado nesta semana nos Estados Unidos, França, Alemanha e Holanda. Agências locais realizarão o serviço a partir de publicações enviadas a elas pelo próprio algoritmo do Facebook, que detectará automaticamente as publicações que podem ser falsas ou as que necessitam de verificação adicional.

O começo da aplicação em países como Estados Unidos e França, inclusive, é mais uma resposta da empresa às alegações de que não fez nada com relação à divulgação de informações falsas motivadas pela manipulação política. Os dois países passaram por eleições presidenciais recentemente, em que a rede social é citada como tendo papel fundamental para a escolha entre os candidatos, com agentes de ambos os lados utilizando o espalhamento de notícias falsas para minar o rival.

Para o Facebook, ainda, trata-se de uma forma de atender aos anseios da base de usuários, que cada vez mais exige contexto e apuração na hora de receber informações. Em meio a climas políticos tensos e disputas acirradas, nem mesmo dados compartilhados por amigos são vistos como confiáveis. As parcerias com agências de checagem vêm para atender a essa demanda.

Continua após a publicidade

Fora dos países em que a proposta está sendo testada, o Facebook também vai implementar sua função de artigos relacionados como maneira de melhorar as sugestões que aparecem ali. Isso pode servir como uma alternativa nos países em que o fact checking ainda não foi implementado, exibindo fontes legítimas e veículos noticiosos reconhecidos como alternativa aos links originais compartilhados pelos usuários.

Outra mudança recente, nesse sentido, afetou diretamente aos produtores de conteúdo. Há algumas semanas não é mais possível editar títulos, manchetes ou imagens de links compartilhados na rede social, com a prévia disponível no Facebook tendo de ser idêntica ao que vai ser encontrado no site, caso o usuário clique.

É uma forma de evitar a proliferação de “clickbaits”, as notícias que prometem que você “não vai acreditar” no que está escrito ali, e, na verdade, não entregam absolutamente nenhuma informação relevante. A mudança já foi aplicada para usuários e administradores de páginas em todo o mundo.

Fonte: Reuters