Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook ressuscita função “cutucar” com novas ações

Por| 12 de Dezembro de 2017 às 10h17

Link copiado!

Facebook ressuscita função “cutucar” com novas ações
Facebook ressuscita função “cutucar” com novas ações
Tudo sobre Facebook

Muita gente, provavelmente, nem sabia que essa função existia, o que causou bastante interesse quanto um novo botão “cutucar” apareceu ao lado do atalho de mensagens em versões mobile do Facebook nos Estados Unidos. Tudo porque a rede social está lançando nesta semana uma repaginação da funcionalidade, que ganhou novas opções e entrega mais uma forma de engajamento entre os presentes na rede.

Agora, além de “cutucar” outros usuários, também é possível “piscar”, “acenar”, “abraçar” ou “dar um high five”, em uma mudança semelhante à que aconteceu com a opção de curtidas há algum tempo. Tudo, claro, entre aspas, afinal de contas não existe nenhum tipo de ação direta, mas sim o envio de uma notificação para chamar a atenção do usuário em questão.

É justamente para isso que sempre serviu o recurso, nunca efetivamente descontinuado pelo Facebook, mas deixado de lado já há alguns anos. Ele, entretanto, deveria ter uma boa quantidade de usuários para receber não apenas tal reformulação, mas também maior destaque, aparecendo, agora, logo na primeira rolagem dos perfis, quando acessados em versão mobile, ao lado do botão de enviar uma mensagem e antes mesmo de outros recursos como silenciar ou bloquear.

Continua após a publicidade

Originalmente, a cutucada surgiu como um recurso sem utilidade nem propósito definido. Para o Facebook, o ponto era exatamente esse, criar algo que permitisse aos usuários interpretarem e entenderem por si mesmos. Presente desde os primeiros anos da plataforma, a função acabou servindo, principalmente no Brasil, como uma maneira engraçadinha de flertar.

É o que, agora, está incomodando muita gente, pois o posicionamento do botão de cutucar pode acabar gerando envios involuntários de notificações. Ao colocar o recurso logo no começo dos perfis, pode ser fácil pressioná-lo sem querer durante uma rolagem, o que pode acabar gerando resultados indesejados para algumas pessoas.

A verdade é que o Facebook está evoluindo a cutucada, por mais bizarra que essa frase possa soar. Já em testes há algumas semanas está um recurso chamado, nos EUA, de “Greetings”, ou “cumprimentos”, que reúne justamente tais ações em uma nova interface, semelhante a de curtidas, e usada para chamar a atenção de contatos ou permitir a interação sem que palavras sejam necessárias.

Continua após a publicidade

A habilitação de um maior destaque para o botão de cutucar, então, pode ser uma demonstração de que o Facebook gostou do que viu em seus testes e, agora, prepara uma liberação completa do recurso. Entretanto, aqui, já estamos entrando no campo da especulação, pois o lançamento da novidade foi feito de maneira silenciosa e, até o momento, a rede social não se pronunciou sobre o assunto.