Testado e aprovado: Facebook libera novo visual com tema escuro para web

Por Bruno Salutes | 18 de Outubro de 2019 às 13h50
XiteTech
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

O Facebook começou a ganhar um redesign na versão para web, que foi prometido pela companhia no início do ano, durante sua conferência anual para desenvolvedores. Junto com o novo visual chega o aguardado tema escuro, que tornará o uso da rede social mais confortável e elegante.

O Canaltech já conseguiu colocar as mãos no dark mode do Facebook! Compartilhamos nossas primeiras impressões logo abaixo, junto com uma dica que pode ajudar você a receber a novidade o mais rápido possível.

Facebook com tema escuro

A usabilidade do Facebook permanece a mesma, mas o tema escuro deixa a experiência de uso na plataforma mais confortável, sobretudo para quem gosta de assistir a vídeos no Watch.

O tema escuro do Facebook

Para ativar o tema escuro, basta clicar na sua foto de perfil com o novo design ativado e selecionar "Modo escuro" no menu que irá abrir. Essa opção altera por completo o visual do Facebook, como o perfil, as comunidades, os grupos e também o feed de notícias. O recurso é compatível com qualquer navegador e não requer nenhum requisito mínimo para funcionar.

Tema escuro do Facebook no feed de notícias 

Novo visual do Facebook

O novo visual foi uma promessa que o Facebook fez durante a F8, conferência da empresa para desenvolvedores que antecipa algumas novidades que estão programadas para chegar ao longo do ano.

Quem mora na cidade do Rio de Janeiro ou em São Paulo já deve ter se deparado com alguma publicidade do Facebook em pontos estratégicos de avenidas importantes ou no metrô, por exemplo — todas elas dando ênfase aos Grupos. Também há propagandas na televisão em horário nobre divulgando comunidades, grupos e o marketplace, e isso não é por acaso.

Novo visual do Facebook traz destaque para as comunidades 

O objetivo do Facebook com esse novo visual é tornar essas ferramentas centrais, deixando o feed de notícias em segundo plano. Os Stories também ganharam um espaço de maior destaque no redesign para web.

De modo geral, o visual escuro deixa os elementos mais espaçados e com fontes mais legíveis, o que deve facilitar a vida de quem usa a versão web no navegador do celular. Há também a promessa de maior velocidade e publicidade menos invasiva em algumas seções.

O novo visual do Facebook Watch

Como receber o novo visual do Facebook

O redesign do Facebook chegará aos poucos para os usuários, mas você já pode ir preparando o terreno para receber a novidade. A primeira coisa que você precisa saber é que o tema não irá mudar automaticamente, mas um alerta com a disponibilidade do novo visual irá aparecer na parte superior direita da página, ao lado do meu de "Ajuda", para você ativá-lo manualmente:

Caption

Clicando no alerta "Você pode mudar para o novo Facebook beta a qualquer momento", o visual será alterado automaticamente e você conseguirá aproveitar as novidades.

Se você ainda não recebeu essa notificação, recomendamos que você limpe o cache do navegador, o que pode agilizar o processo. O cache é uma memória temporária. Logo, este banco sempre será abastecido com novos dados, imagens, áudios e outros tipos de arquivos.

Deletar o cache significa eliminar as informações existentes e abrir espaço para que novas sejam salvas.

  • No Windows, abra o menu iniciar e digite "Limpeza de disco". Abra o utilitário e faça o escaneamento da unidade onde os dados são salvos (provavelmente a unidade C). Ao fim, uma janela será aberta: selecione todas opções que irão aparecer em "arquivos a serem excluídos" e confirme clicando em "ok".
  • No macOS, basta acessar a barra de configurações superior segurando a tecla "Option", clicar em "Ir" e selecionar "Biblioteca". Encontre a pasta cache e remova todos os arquivos e pastas que estiverem dentro dela.

Agora é só aguardar!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.