Publicidade

Facebook melhora IA para ampliar a acessibilidade para deficientes visuais

Por| 21 de Janeiro de 2021 às 09h00

Link copiado!

Austin Distel
Austin Distel
Tudo sobre Facebook

O Facebook acaba de anunciar uma série de melhorias em seu sistema de Texto Alternativo Automático (ou AAT, do original em inglês Automatic Alternative Text), utilizado para oferecer descrições automáticas de imagens publicadas na rede social e otimizar a acessibilidade da plataforma para deficientes visuais. A tecnologia agora é capaz de reconhecer mais de 1,2 mil “conceitos”, incluindo objetos, cenas e até mesmo figuras públicas.

Em um texto publicado em seu site oficial, a companhia relembrou que o ATT surgiu em 2015 como uma forma de resolver o problema de que nem todas as fotografias possuíam um texto alternativo, informação usada por ferramentas de text-to-speech (texto-para-fala) para “narrar” os gráficos para deficientes visuais. De início, sendo treinado de maneira manual, o ATT só conseguia reconhecer 100 conceitos de forma simples, como “árvore” ou “casa”.

“Para a versão mais atualizada do AAT, maximizamos um modelo treinado em dados parcialmente supervisionados na forma de bilhões de imagens públicas do Instagram e suas hashtags. Para fazer nossos modelos funcionarem melhor para todos, nós os ajustamos para que os dados se tornassem amostras a partir de imagens de todas as geografias, e usando traduções de hashtags em muitos idiomas”, explica a rede social.

Continua após a publicidade

Graças ao uso de algoritmos de inteligência artificial, as descrições se tornaram mais detalhadas — o Facebook agora é capaz de narrar, por exemplo, “pode ser uma selfie de duas pessoas, ao ar livre, na Torre de Pisa” ou “pode ser uma imagem de cinco pessoas, incluindo Jay Youments, pessoas tocando instrumentos, pessoas em pé, dois chapéus e cinco baterias”.

“O AAT usa frases simples para a descrição padrão, em vez de uma frase longa e fluida. Não é poético, mas é altamente funcional. Nossos usuários podem obter a descrição de maneira ágil — e isso nos permite traduzir fácil e rapidamente nossas descrições de texto alternativo em 45 idiomas diferentes, incluindo em português, garantindo que o AAT seja útil para pessoas em todo o mundo”, conclui a companhia.

Fonte: Facebook