Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook fecha parceria com Estadão para verificação de fatos no Brasil

Por| 09 de Abril de 2019 às 15h30

Link copiado!

Facebook fecha parceria com Estadão para verificação de fatos no Brasil
Facebook fecha parceria com Estadão para verificação de fatos no Brasil
Tudo sobre Facebook

O Facebook anunciou nesta terça-feira (9) que o Estadão Verifica será o novo integrante do seu programa de verificação de fatos no Brasil. Com a unidade de checagem do grupo O Estado de S. Paulo, o número de parceiros do Facebook no país sobe para quatro.

O programa de verificação de fatos da rede social é uma estratégia para combater a desinformação baseada em três pilares: remover contas e conteúdos que violam os Padrões da Comunidade, reduzir o alcance de conteúdos de baixa qualidade e informar, dando mais contexto às pessoas sobre o que elas veem para que possam tomar decisões mais conscientes sobre o consumo e o compartilhamento de conteúdos.

Os parceiros do Facebook podem sinalizar publicações como falsas. Em seguida, a plataforma reduz o alcance do conteúdo em torno de 80%. Assim, poucos usuários visualizarão a publicação em seu feed de notícias.

Já as páginas do Facebook que repetidamente compartilham fake news têm todo o seu alcance diminuído. Usuários que tentam compartilham conteúdos marcados como falsos recebem uma notificação do Facebook, alertando que a veracidade daquela publicação foi questionada por agências de verificação.

Continua após a publicidade

"Sabemos que as pessoas querem ver notícias precisas no Facebook, e nós também. Estamos muito felizes de anunciar esta parceria com o Estadão Verifica, e poder fortalecer ainda mais nosso programa de verificação no país", afirmou a gerente de Parcerias Estratégicas do Facebook com Veículos de Notícias na América Latina, Dulce Ramos.

O Estadão Verifica analisará posts denunciados pelos usuários do Facebook como falsos. O grupo será responsável por checar a vericidade de notícias, fotos e vídeos. No Brasil, Agência Lupa, Aos Fatos e Agence France Presse (AFP) também são parceiros do programa, lançado em maio de 2018.

"A desinformação distorce a realidade e nos afasta dos debates que realmente interessam. Por isso, para nós o combate à circulação de conteúdo falso nas redes é uma questão de interesse público", disse o editor-executivo do Estado de S. Paulo, David Friedlander.

Continua após a publicidade

Para conseguir participar do programa do Facebook, o Estadão Verifica se juntou a uma rede global de organizações de checagem certificadas e auditadas pela entidade apartidária International Fact-Checking Network – Poynter. A rede social só trabalha com membros da IFCN. "O selo [concedido pela entidade] garante que os verificadores estão comprometidos com a imparcialidade e a transparência de suas fontes de informação e metodologia de checagem", comentou o Facebook em comunicado.