Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook decide banir testes de personalidade após escândalo Cambridge Analytica

Por| 25 de Abril de 2019 às 18h58

Link copiado!

Facebook decide banir testes de personalidade após escândalo Cambridge Analytica
Facebook decide banir testes de personalidade após escândalo Cambridge Analytica
Tudo sobre Facebook

Demorou, mas enfim uma decisão foi tomada: após os escândalos envolvendo a Cambridge Analytica no ano passado — que usou de maneira indevida dados de pelo menos 87 milhões de usuários do Facebook que participaram de testes de personalidade —, a companhia de Mark Zuckerberg decidiu banir esses quizzes da plataforma.

Por anos, esse tipo de app interno foi capaz de coletar e armazenar uma grande quantidade de informações dos usuários que se interessavam pelos testes, na maior parte dos casos em caráter de curiosidade, sem que ficasse claro a todos que os dados coletados poderiam ser usados por terceiros. O problema maior, aqui, é que o Facebook acabava permitindo que esses apps coletassem também informações sobre os amigos e os amigos de amigos do usuário em questão — o que fica enquadrado como coleta indevida de dados de terceiros.

Além disso, o Facebook também está bloqueando uma série de APIs mais antigas, impedindo que desenvolvedores acessem novos dados de um usuário se ele não tiver usado o app nos últimos 90 dias. A empresa não disse claramente que essas novas decisões estão ligadas com o "causo" da Cambridge Analytica, apenas se limitando a dizer que o movimento é referente a remover aplicativos de "utilidade mínima" da plataforma.

Vale lembrar que o Facebook ainda está negociando com a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nos EUA para que seja determinado logo o valor da multa que a empresa deverá pagar justamente por conta dos escândalos envolvendo uso indevido de dados de usuários. Estima-se que esse valor fique entre 3 e 5 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook