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Facebook cria sistema para impedir manipulação nas eleições da Índia

Por| 08 de Abril de 2019 às 15h59

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Parece que o Facebook não quer cometer o mesmo erro duas vezes. A empresa anunciou nesta segunda-feira (8) um sistema de identificação de notícias falsas que funcionará durante as eleições da Índia para impedir manipulações e abusos, assim como aconteceu na corrida presidencial dos Estados Unidos em 2016.

Com o novo sistema, a rede social conseguirá até detectar vídeos manipulados para, em seguida, reduzir o alcance da publicação em até 80%. A informação foi divulgada durante uma visita de imprensa ao centro de operações eleitorais criado pelo Facebook em Menlo Park, na Califórnia.

Mesmo assim, a empresa admite que ainda existem lacunas em seus esforços para chegar a "integridade eleitoral". A diretora de políticas públicas do Facebook para eleições globais, Katie Harbarth, disse que certas medidas, como a verificação de compradores de anúncios políticos, continuam imperfeitas. O Facebook ainda pede mais regulamentação governamental para a divulgação de gastos com publicidade.

A Índia é o país com mais usuários do Facebook em todo o mundo. Em 1º de abril, a rede social informou que removeu mais de 500 contas e 138 páginas ligadas à um partido político de oposição na Índia por "comportamento não autêntico coordenado". O termo é utilizado pela empresa quando são detectadas contas falsas e outros métodos enganosos que buscam promover uma mensagem.

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O Facebook também removeu uma página com 2 milhões de seguidores pró-BJP (partido governista indiano Bharatiya Janata) e outra de um defensor do primeiro-ministro Narendra Modi. As páginas foram identificadas pelo grupo de pesquisa Facebook Atlantic Council.

Katie também explicou que o Facebook conseguirá detectar rapidamente histórias virais politicamente sensíveis e encaminhá-las para verificação de fatos por organizações externas. Além de vídeos, o sistema também poderá identificar textos e imagens adulteradas. O Facebook admite que versões ligeralmente modificadas das mesmas imagens, vídeos ou textos podem escapar de sua detecção.

Para dar andamento ao sistema, o Facebook fez parceria com sete verificadores de fatos da Índia. No país, a empresa também toma medidas contra a propaganda política enganosa. Os anúncios incluem avisos de "publicados por" e "pagos por".

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Katie explicou que agora as compras políticas de anúncios na Índia exigem um certificado da Comissão Eleitoral ou um endereço físico na Índia, bem como um número de telefone e o nome do grupo da entidade que compra o anúncio. Embora o Facebook verifique a legitimidade dos dados, a empresa sabe que a mesma pessoa poderia formar várias entidades no mesmo endereço, sem qualquer registro disponível da fonte original de dinheiro. "Este é um ótimo exemplo de onde precisa existir mais regulamentação", salientou a diretora do Facebook.

Desde a intervenção russa nas eleições americanas de 2016, o Facebook vem aumentando seus esforços para evitar abusos nas eleições seguintes, como as de meio de mandato dos Estados Unidos e as eleições presidenciais do Brasil e do México. Todas ocorreram no ano passado.

Fonte: Reuters