Publicidade

Facebook cria ferramenta para impedir que pessoas roubem suas fotos de perfil

Por| 22 de Junho de 2017 às 09h11

Link copiado!

Facebook cria ferramenta para impedir que pessoas roubem suas fotos de perfil
Facebook cria ferramenta para impedir que pessoas roubem suas fotos de perfil
Tudo sobre Facebook

Se você nunca foi alvo, pelo menos já deve ter conhecido alguém que já foi vítima de um perfil falso no Facebook. E sejamos sinceros que não é muito difícil fazer isso, bastando baixar as fotos de algum perfil e criar um novo imitando o original. Exatamente para evitar esse tipo de malandragem, a rede social de Mark Zuckerberg está testando algumas ferramentas de segurança para dificultar a vida dos fakes.

São medidas simples, mas que impedem que terceiros baixem, enviem ou mesmo utilizem suas fotos sem a devida autorização. Assim, ele amplia o nível de privacidade para impedir que outras pessoas façam o download de suas fotos, além de barrar a marcação de desconhecidos em suas imagens. É algo que, em tese, o Instagram já faz muito bem.

Outra ferramenta vai um pouco mais além. Pelo menos no Android, o Facebook vai criar um modo de desencorajar as pessoas a tirarem screenshots de fotos. Como o aplicativo não pode bloquear uma função do sistema, a solução criada foi adicionar uma espécie de moldura que coloca símbolos sobre a imagem, quase como se fosse uma marca d’água. Assim, por mais que o pretenso fake tente registrar aquela tela, não poderá usá-la no perfil falso já que há uma espécie de selo indicando que se trata de uma fraude.

Continua após a publicidade

Segundo o gerente de produto da companhia, Aarati Soman, uma pesquisa realizada mostra que pelo menos 75% das pessoas ficam menos inclinadas a “roubarem” fotos quando uma camada extra é adicionada por cima da imagem. Basicamente, é a mesma lógica aplicada em bancos de imagem, que também colocam essa marcação para impedir que as pessoas usem indevidamente as fotos.

Por enquanto, esses sistemas de segurança estão sendo testados apenas na Índia, mas é natural que isso seja estendido para o resto do mundo no futuro. Além disso, não é algo que estará ativo para todo mundo. Na verdade, a ideia será usar isso como uma opção a mais de privacidade que o usuário poderá ativar caso queira se proteger contra eventuais fakes. Porém, a ideia da empresa, principalmente com a solução encontrada no Android, é trazer um indicativo visual de que aquele perfil é contra fraude a fim de incentivar mais pessoas a adotarem esse tipo de proteção.

Em relação ao restante do mundo, a expectativa do Facebook é que a novidade seja disponibilizada em breve. A escolha inicial da Índia se deu por causa de particularidades percebidas naquele país. Segundo Soman, as mulheres indianas não se sentem confortáveis em publicar fotos de seus rostos exatamente por terem medo do que outras pessoas possam fazer com aquelas imagens. Assim, o Facebook quer apresentar uma solução ao mesmo tempo em que combate um problema real vivido no restante do mundo.

Fonte: Engadget