Facebook começa a testar vídeos em capas de páginas

Por Redação | 27.04.2017 às 09:54
photo_camera Divulgação

O Facebook começou a testar uma novidade bem interessante em sua rede social nesta semana. Ao invés das boas e velhas capas estáticas de sempre, algumas páginas estão recebendo seus usuários com um vídeo de abertura. Assim, sempre que você acessar aquela página, vai ser recepcionado por uma pequena animação, gerando um impacto completamente diferente do que tínhamos até então.

A novidade ainda está em fase inicial de aplicação, então nem se precipite em tentar colocar um vídeo em seu perfil. Por enquanto, apenas algumas pouquíssimas contas estão com essa nova forma de exibição. É o caso da página internacional da série Narcos, que substituiu a antiga foto do finado Pablo Escobar por uma animação que mostra maços e mais maços de dinheiro.

E, nesse primeiro exemplo, já é possível perceber como a mudança afeta a linguagem. Ao trazer movimento para a cena, você faz uma leitura completamente diferente do conteúdo — e é com essa pegada que o Facebook quer implementar a novidade. No entanto, como ainda estamos em uma fase de testes, é preciso fazer algumas gambiarras para poder visualizar o novo formato. No caso da página de Narcos, altere a região do conteúdo para padrão.

De acordo com a rede social, o objetivo das capas em vídeo é realmente ajudar as empresas a criarem novas experiências mais envolventes e ricas para os seus usuários — o que, como dito, Narcos já faz muito bem. No entanto, o site não explica como isso vai funcionar de modo geral e nem se o recurso vai se manter exclusivo de perfis corporativos ou se é algo que será levado para o grande público. Conhecendo os usuários brasileiros, é de se imaginar o enorme potencial para memes e piadas que essa ferramenta oferece, mas ainda não sabemos se Zuckerberg está interessado nisso.

Ainda assim, vale a pena ficar de olho em seu perfil. Da mesma forma como o Facebook lançou esta novidade quase que sem fazer barulho, é bem possível que a adoção do modelo nos perfis pessoais aconteça da mesma forma. Assim, se você está interessado em dar um pouco mais de vida à sua página, pode acabar sendo pego de surpresa em um futuro próximo.

Via: Geek Publicitário